Eleições 2026: TRE-BA alerta cidadãos(ãs) para regularização da situação eleitoral a um ano do pleito
Na Bahia, 254.831 títulos estão cancelados, e mais de 11 milhões de pessoas estão aptas a votar

As Eleições Gerais estão marcadas para o dia 04 de outubro de 2026. Faltando exatamente um ano para o pleito, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) garante a segurança das urnas eletrônicas e reforça a importância das pessoas estarem com a documentação eleitoral regularizada.
De acordo com o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualmente, a Bahia possui 11.071.202 (onze milhões, setenta e um mil, duzentos e dois) eleitoras e eleitores aptos a exercerem o voto. Desse total, 53% são mulheres e 47% são homens. Ainda de acordo com o levantamento feito pelo TSE em junho deste ano, 254.831 títulos estão cancelados no estado.
Ainda que o prazo para regularizar a situação eleitoral termine apenas em 2026, com o fechamento do cadastro, é preciso ficar atento às possíveis consequências da perda do prazo. Quem estiver com o título eleitoral cancelado não poderá votar nas eleições do ano que vem, fica impedido de emitir passaporte e carteira de identidade, é proibido de fazer inscrição em concurso público, entre outras restrições.
Os cidadãos e as cidadãs têm até 6 de maio do próximo ano para solicitarem emissão da primeira via, transferência, revisão de dados e atualização da biometria.
Os serviços on-line podem ser acessados por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no Portal do TRE-BA. A plataforma permite consultas eleitorais de forma remota, sem sair de casa. Outra opção é comparecer presencialmente a uma das unidades da Justiça Eleitoral (JE) em Salvador ou no interior do Estado. Confira aqui as unidades da JE.
Em 2026, as eleitoras e os eleitores votarão para os cargos de Presidente(a) da República, Governador(a), Senador(a), Deputado(a) Estadual e Deputado(a) Federal.
Documentos para votar
No dia das eleições, para votar, é necessário estar portando um dos seguintes documentos: e-Título, disponível gratuitamente para Android e iOS; carteira de identidade; passaporte; carteira profissional emitida por entidade de classe reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho (somente a versão física); ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Não é necessário levar o título de eleitor para votar. Para conferir a seção e/ou a zona eleitoral, os eleitores e as eleitoras podem consultar o Portal do TRE-BA, o aplicativo e-Título ou o próprio documento físico.
Confiabilidade das urnas
O Tribunal assegura também a lisura do processo eleitoral, por isso, em junho deste ano, realizou o primeiro Simulado Nacional de Hardware. O procedimento consiste em uma votação simulada em urnas eletrônicas com a finalidade de avaliar o desempenho, a estabilidade e a conformidade técnica dos equipamentos. Se detectadas eventuais inconsistências operacionais, serão adotadas soluções antes do pleito oficial, garantindo assim a transparência e a segurança das eleições.
O segundo teste segue em andamento. Começou no dia 30 de setembro e vai até 08 de outubro. Saiba mais: https://www.tre-ba.jus.br/comunicacao/noticias/2025/Outubro/tre-ba-testa-urnas-eletronicas-no-16o-simulado-nacional-de-hardware
Pra todos verem: A imagem é um card ilustrativo na cor bege com o logotipo das Eleições 2026 e a hashtag “Voto na Democracia”. Na extremidade superior à esquerda existe um pingo de cor no formato de um triângulo na cor amarela e na extremidade inferior à direita o pingo de cor no formato do triângulo é na cor azul.