Campanha “Juntas Por Elas” da Ouvidoria da Mulher do TRE-BA segue com arrecadação de donativos até 30 de setembro
Reunião realizada nesta quarta-feira (3/9) com unidades do TRE-BA faz parte da mobilização para angariar doações

A Ouvidoria da Mulher, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), segue até 30 de setembro com a campanha de arrecadação de donativos que serão destinados à Casa da Mulher Brasileira, em Salvador. A iniciativa “Juntas por Elas” busca oferecer apoio direto às mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência amparadas nessa instituição de acolhimento, bem como aproximar o Poder Judiciário da sociedade.
A Juíza Ouvidora da Mulher, Dra. Márcia Gottschald Ferreira, realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (3/9), de forma on-line, com unidades do Eleitoral baiano para ampliar a mobilização em torno das arrecadações e explicar a logística de recebimento dos donativos. “Entendemos necessário chamar o corpo humano do Tribunal, que são todos e todas aqui presentes, para desenvolver de uma forma mais efetiva essa conexão e fazer uma campanha com bons resultados”, afirmou.
Durante a videoconferência, foi apresentado o status da campanha, iniciada em agosto e que já conta com diversos itens recebidos, e reforçada as informações sobre os pontos de coleta, disponíveis na sede do TRE-BA e no prédio dos cartórios eleitorais, na Capital. No interior, as doações podem ser feitas nos cartórios.
Itens para doação
A doação para a “Campanha Juntas por Elas” pode ser realizada tanto pela comunidade do Eleitoral quanto pelo público externo. São sugeridosobjetos de higiene pessoal, roupas femininas, infantis e para adolescentes, calçados, toalhas, lençóis, maquiagem, acessórios e brinquedos.
Ação solidária
A iniciativa “Juntas por Elas” reafirma o compromisso da Ouvidoria da Mulher com o acolhimento e a transformação social. A implementação reforça, no TRE-BA, a tradição institucional pautada no cuidado, na solidariedade e no fortalecimento da política judiciária de gênero e amplia a confiança social na Justiça Eleitoral.
Instituição beneficiada
A Casa da Mulher Brasileira em Salvador funciona como um centro de acolhimento e cuidado destinado às mulheres vítimas de violência, oferecendo atendimento 24 horas durante todos os dias da semana. A instituição reúne serviços da Delegacia Especializada, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública e dispõe ainda de acolhimento psicossocial, brinquedoteca e alojamento de passagem, garantindo suporte integral às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Pra todos verem: a imagem mostra uma reunião virtual com destaque para uma participante em primeiro plano, tendo como plano de fundo a identidade visual da “Ouvidoria da Mulher” do TRE-BA. O fundo é roxo e traz um laço simbólico da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. Na parte superior da tela aparecem as janelas de outros participantes da reunião.