TRE-BA institui Plano Integrado das Eleições 2026 para orientar e fortalecer execução do pleito
PLANEL 2026 consolida etapas do processo eleitoral, define ações estratégicas e incorpora iniciativas inovadoras para garantir eleições seguras, eficientes e acessíveis na Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instituiu o Plano Integrado das Eleições (PLANEL 2026), que orienta o planejamento, a execução e o acompanhamento das ações necessárias à realização do pleito geral no estado, conforme Resolução Administrativa nº 29, de 18 de dezembro de 2025. O documento consolida as etapas, prazos, recursos e responsabilidades, envolvendo unidades da Secretaria do Tribunal, comissões, grupos de trabalho e zonas eleitorais,da fase preparatória ao pós-eleição.
Como objetivos centrais do PLANEL 2026, destacam-se o fortalecimento da governança e da gestão do processo eleitoral, a melhoria contínua dos fluxos de trabalho e o cumprimento das fases do ciclo eleitoral. Todos esses propósitos estão em alinhamento com o Planejamento Estratégico Institucional do Regional, seu Sistema de Governança e Gestão e as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo Luciana Bichara, secretária de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), o Plano prioriza ainda a reorganização do planejamento das eleições, com foco nas entregas consideradas essenciais para o pleito e na adoção de uma nova metodologia de acompanhamento e monitoramento das atividades, o que fortalece a coordenação entre as áreas e reduz riscos ao longo do processo eleitoral.
"O PLANEL 2026 prevê iniciativas que impactam diretamente a organização do pleito e a tramitação dos processos eleitorais, como ações de incentivo ao voluntariado e ao mesariado, com ampliação de parcerias, o incremento do uso de tecnologia e inteligência artificial, a melhoria da acessibilidade nos locais de votação, o aperfeiçoamento da logística de urnas e de recolhimento de mídias de resultado e o reforço do apoio técnico ao enfrentamento de irregularidades na propaganda eleitoral, inclusive na internet”, pontuou.
Construção
Desenvolvido de forma flexível, permitindo ajustes de acordo com futuras resoluções do TSE, o Plano prevê ainda a identificação, o mapeamento e a mitigação das principais ameaças do ciclo eleitoral, com vigilância contínua das operações.
A elaboração do PLANEL 2026 foi coordenada pela SPL, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão de Eleições (COELE) e da Seção de Planejamento de Eleições (SEPEL), com a participação das unidades administrativas, de representantes das zonas eleitorais da capital e do interior e de comissões temáticas.
O processo de construção do documento incluiu reuniões técnicas, análise de experiências anteriores, troca de boas práticas com outros tribunais e a realização da Semana do PLANEL 2026, em outubro de 2025, com oficinas e debates voltados aos principais desafios do pleito deste ano.
O Plano Integrado das Eleições atende a magistrados(as) e servidores(as) da Justiça Eleitoral e impacta diretamente os partidos políticos, candidatos(as), advogados(as), o Ministério Público Eleitoral, eleitores(as), órgãos públicos e parceiros institucionais, intensificando a governança, a previsibilidade e a organização do pleito de 2026, em compromisso com eleições seguras, eficientes e acessíveis.
Pra todos verem: Card de fundo branco mostra, no centro, a palavra “PLANEL” em letras grandes, na cor azul. A letra “E” é estilizada com três faixas onduladas em amarelo, lembrando movimento. À direita da palavra, há a silhueta de uma pessoa em amarelo, de terno, regendo com uma batuta, simbolizando coordenação e planejamento. Abaixo, lê-se “Plano Integrado das Eleições 2026”. Na parte inferior da imagem, aparecem os logotipos das Eleições 2026, do TRE-BA e o texto “Justiça, Cidadania e Serviço”.

