TRE-BA oficializa parceria com órgãos municipais para fiscalização da propaganda eleitoral na capital

Reunião teve o objetivo de oficializar a parceria para a atuação na fiscalização da propaganda e...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) oficializou, nesta quarta-feira (3/8), parceria com órgãos da administração municipal para as ações de fiscalização da propaganda eleitoral na capital. O assunto foi tema de reunião entre a Diretoria-geral do Regional baiano, Corregedoria Eleitoral, Ministério Público Eleitoral e representantes da Prefeitura. Participaram também as juízas eleitorais Maria Cristina Ladeia e Cenina Maria Saraiva, titulares, respectivamente, das 11ª e 15ª zonas eleitorais.

Assista cobertura da reunião no TRE-BA Notícias

Definidas como aquelas que atuarão com poder de polícia no pleito deste ano, as 11ª e 15ª zonas eleitorais deverão coordenar as diligências a serem realizadas com o objetivo de coibir a propaganda eleitoral irregular em Salvador. As ações terão início no próximo dia 16 de agosto, data na qual – conforme Calendário das Eleições 2016 – fica permitida a propaganda eleitoral, respeitando-se os limites estabelecidos em lei.

Conforme estabelecido na reunião e repetindo parceria realizada nas eleições anteriores, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) e a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) deverão apoiar o trabalho dos servidores lotados nas 11ª e 15ª zonas eleitorais através do fornecimento de estrutura de logística e armazenamento. “Isso para nós é fundamental, uma vez que esse é um trabalho que envolve um número muito grande de apreensões de material irregular”, afirmou a juíza Cenina Saraiva, da 15ª ZE.

Veículos

Para os casos de veículos plotados com propaganda irregular ou que reproduzam jingles sem obedecer às restrições legais de horários, locais e volume, o acordo de parceria prevê ainda o apoio de órgãos específicos. “A necessidade de convocação de outros órgãos será decidida pelos juízes das zonas eleitorais as quais foi concedido o poder de polícia, o que deve ser baseado à medida que os casos ocorrerem”, afirmou o procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Mello.  

Denúncias 

Ainda durante a reunião, foi definida a divisão de atividades entre as zonas eleitorais que atuarão nas apreensões de propaganda irregular. Enquanto a 11ª ZE direcionará seus servidores para atuarem nas diligências, a 15ª ZE será a responsável por receber as denúncias, que deverão ser encaminhadas ao e-mail poderdepolicia@tre-ba.gov.br

LC

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido