Sexta Cultural: Repercussões da Reforma Eleitoral nas Eleições 2016 são debatidas

Juiz Ouvidor do TRE-BA, Marcelo Junqueira Ayres Filho; procurador Regional Ruy Nestor e analista...

Realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), a edição de novembro do projeto “Sexta Cultural” debateu, na manhã desta sexta-feira (04/11), as repercussões da Reforma Eleitoral nas Eleições Municipais 2016. Participaram do encontro o Juiz Ouvidor do Regional baiano, Marcelo Junqueira Ayres Filho; o Procurador Regional, Ruy Nestor Bastos Mello; além do presidente da seccional baiana da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz; dos professores Cláudio André Souza (Ucsal), Wilson Gomes (Ufba) e Paulo Fábio Dantas (Ufba); e do advogado Fabrício Bastos. 

Assista na TV TRE-BA 

As mesas foram mediadas pelo mestre em Direito Eleitoral e analista judiciário do TRE-BA, Jaime Barreiros, e discutiram os temas: “Mudança nas regras do processo eleitoral – avanços?” e “A reforma teve relevância para a sociedade?”. Na opinião do procurador Regional Eleitoral da Bahia, Ruy Nestor Bastos Mello, a Reforma Eleitoral “mudou a forma de trabalhar, mudou os prazos de trabalhar, a percepção de como o eleitor vê o candidato e as formas de arrecadação do recurso financeiro, que passou de pessoa jurídica para pessoa física”. 

Nestor Bastos Mello considerou negativo o encurtamento do prazo para o registro de candidaturas por, segundo ele, prejudicar a análise do candidato por parte tanto do Ministério Público quanto da Justiça Eleitoral. “Não foi benéfico para a Justiça Eleitoral. O ideal é que o julgamento seja feito antes das eleições, para que o candidato chegue às urnas já com situação definida, se apto ou não para concorrer ao pleito”, completou o procurador.

Propostas 

O Juiz Ouvidor do TRE-BA, Marcelo Junqueira Ayres Filho, destacou a importância do evento no sentido de realizar um balanço sobre a Reforma Eleitoral. “O debate foi fundamental para analisarmos os aspectos positivos e negativos da reforma. O resultado disso será o encaminhamento de proposta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que tudo aquilo considerado negativo possa ser repensado nas eleições vindouras” disse o Ouvidor. 

HS

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido