Projeto Eleitor do Futuro chega em Cravolândia e Santa Inês com proposta inédita

Pela primeira vez, o estudante eleito em simulação de eleição realizada pelo projeto passará um dia como prefeito do munícipio a que pertence; a sugestão foi lançada pelo presidente do TRE-BA nos municípios de Cravolândia e Santa Inês

Pela primeira vez, o estudante eleito em simulação de eleição realizada pelo projeto passará um ...
Pela primeira vez, o estudante eleito em simulação de eleição realizada pelo projeto passará um dia como prefeito do munícipio a que pertence; a sugestão foi lançada pelo presidente do TRE-BA nos municípios de Cravolândia e Santa Inês

O Projeto Eleitor do Futuro, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), visitou os municípios de Cravolândia e Santa Inês, pertencentes a 38ª Zona Eleitoral, pioneiros da nova proposta “Prefeito por um dia”, lançada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

O Desembargador solicitou aos prefeitos dos dois municípios que o estudante eleito durante a eleição simulada, umas das atividades realizadas pelo projeto, passe um dia na prefeitura da cidade a que pertence para acompanhar todas as atividades do prefeito, a exemplo de reuniões, propostas, e tomadas de decisões relevantes à população. “Com essa proposta, quem sabe daqui saia um presidente, prefeito ou vereador?”, disse o Presidente Rotondano.

Na cidade de Santa Inês, cidade natal do Presidente do TRE baiano, o estudante do 1º Ano do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, Alan Deivide Batista Braga, de 15 anos, se emocionou ao ser eleito pelos colegas e saber que acompanhará as atividades do prefeito por um dia. “Foi muito gratificante participar deste projeto, gostei muito e tudo que propus é o que realmente percebo que a cidade precisa”, comentou.

Durante a simulação, o jovem representou o fictício “Partido das Profissões” e propôs levar indústrias para a cidade, “o que vai movimentar a economia e criar mais empregos para a população”, argumentou em seu discurso.

A servidora da EJE, Adriana Passos, destacou a importância da visita aos municípios. “O ‘Eleitor do Futuro’ visa levar aos jovens reflexões sobre a importância do voto, sobre o privilégio de viver em um país onde a democracia nos permite eleger nossos representantes, dentre outros”, disse.

Ainda conforme Adriana, o projeto busca também aproximar os adolescentes da vida política do país. “Infelizmente, o que escutamos é um discurso que afasta os jovens eleitores, onde as pessoas não querem saber de política, baseadas na ideia de que existem apenas maus políticos. Destacamos que com o interesse pela política, é que será possível alterarmos a realidade do nosso país”, completou.

Cravolândia

Mais cedo, o projeto foi apresentado no Centro Cultural José Ribeiro de Almeida aos estudantes dos colégios Municipal e Estadual de Cravolândia. Lá, cerca de 400 alunos puderam esclarecer dúvidas relacionadas ao pleito, como voto facultativo, voto em branco e nulo, a importância da escolha consciente de um candidato a cargo eletivo, além de informações sobre direitos e deveres dos cidadãos. Os jovens também puderam assistir a vídeos, conhecer o funcionamento de uma urna eletrônica, além de participarem do processo de simulação de uma eleição.

Durante a realização do projeto, os irmãos Cleiton Santos Moraes, 17 anos, e Abraão dos Santos Moraes, 16, ambos alunos do ensino médio, participaram como mesários da eleição simulada, em Cravolândia. Para o mais velho, o projeto esclareceu dúvidas sobre o processo eleitoral. “Achei que tudo foi passado de forma muito clara, direta e objetiva. Foi possível esclarecer muitas dúvidas referentes ao voto e como devemos efetuá-lo de maneira consciente”, afirmou satisfeito o estudante Cleiton.

“Isso abriu nossos olhos, tem muita coisa que a gente não sabe sobre os candidatos e que devemos pesquisar mais a fundo para termos certeza de que eles nos representarão bem”, completou Abraão, que votará pela 1ª vez em 2018.

Os dois eventos ocorreram na última sexta-feira (17/11). Na ocasião, também foram firmados termos de cooperação entre as prefeituras de Cravolândia, Santa Inês e Ubaíra para ampliação do recadastramento biométrico nas três cidades.

 HS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido