TRE-BA participa do III Encontro da Rede Nordeste de Inovação da Justiça Eleitoral
Evento reuniu tribunais do Norte e Nordeste e reforçou o compromisso com projetos inovadores e com o trabalho em rede

O Laboratório de Inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (LIODS INOVAXÉ/TRE-BA), participou, nos dias 04 e 05 de dezembro (quarta e quinta-feira, respectivamente), do III Encontro da Rede Nordeste de Inovação da Justiça Eleitoral, realizado em Recife, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
O evento reuniu representantes dos tribunais eleitorais do Nordeste e do TRE do Pará para fortalecer ações colaborativas voltadas ao desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito da Justiça Eleitoral.
Presente na ocasião, Adriana Passos, membra do LIODS INOVAXÉ e servidora da Assessoria de Inovação (ASSINOV), comentou que a participação do Regional baiano reforça o compromisso do Órgão no desenvolvimento de atividades integradas com os TREs, potencializa a atuação em conjunto, consolidando a rede. “Esse trabalho fortalece a atuação colaborativa, evita retrabalho e reúne várias cabeças pensantes em torno da mesma temática. É uma oportunidade de construir soluções voltadas à melhoria contínua dos serviços oferecidos à sociedade e alinhadas aos objetivos nacionais de inovação da Justiça Eleitoral”, afirmou.
A edição deste ano do Encontro da Rede de Inovação teve como foco principal a avaliação do projeto “Todo Voto Importa”, iniciativa desenvolvida de forma colaborativa para atender à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltada à inovação do Judiciário.
Durante as atividades, cada tribunal compartilhou resultados, desafios e aprendizados da execução do projeto, além de contribuir para a definição do novo tema que norteará o trabalho conjunto em 2026. Por decisão de voto, foi escolhido o “Filas no dia da votação”. Ele será explorado pelo grupo, que terá como finalidade propor soluções colaborativas capazes de melhorar a experiência do(a) eleitor(a) e otimizar a logística eleitoral.
Criada em 2024, a Rede Nordeste de Inovação foi estruturada a partir de um Protocolo de Colaboração firmado entre os tribunais, com o objetivo de promover a integração, a troca de experiências e a construção conjunta de proposições.
Pra todos verem: Foto de um grupo de 16 pessoas (oito mulheres e oito homens) posando juntas em uma sala de reuniões. Todos estão sorrindo e alinhados em duas fileiras: uma em pé ao fundo e outra agachada ou sentada à frente. Ao fundo, há uma tela de projeção com o título “III Encontro Rede Nordeste de Inovação” e logos institucionais. As pessoas estão vestidas de forma social leve, e o ambiente é claro e organizado.

