Eleições 2018: TRE-BA realiza workshop para profissionais da imprensa
Mais de 100 profissionais de comunicação participaram do evento, que – dentre outros temas – tratou sobre os limites de cobertura das TVs, rádios, jornais e sites durante o período eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoveu, nesta quinta-feira (16/8), o Workshop – Mídia e as Eleições. O encontro teve o objetivo de esclarecer aos profissionais da imprensa, que atuam no processo eleitoral, as questões legais relacionadas às empresas de comunicação durante o período eleitoral. Mais de 100 profissionais de diferentes veículos de imprensa da capital e região metropolitana participaram do evento.
O workshop foi aberto pelo presidente da Corte Eleitoral baiana, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que lembrou sobre a importância da influência dos veículos de comunicação nas eleições. “A mídia é muito importante tanto para o TRE quanto para a população, no sentido de orientar a sociedade e para que tenhamos uma eleição cristalina”, afirmou.
O analista judiciário, da Seção de Editoração, Pesquisas e Publicações Acadêmicas (SEEPPA) do TRE, Jaime Barreiros, falou sobre as permissões e vedações dos meios de comunicação (Lei das Eleições – Lei nº 9.504). Na prática, o que pode e o que não pode em relação à cobertura jornalística, a exemplo da realização de entrevistas e debates com os candidatos. “A única observação que vocês têm que saber é que deve ser dado tratamento isonômico aos candidatos, deve ser dado o mesmo espaço, nos termos da lei”, destacou.
Foram apresentados também os canais disponíveis para obtenção de dados por meio dos sites oficiais da Justiça Eleitoral e do sistema a ser utilizado para a divulgação online dos resultados, este último apresentado pela coordenadora de Eleições e Logística (Coelog) do TRE, Anne Caroline Garcia.
Estatísticas [Eleitorado e Candidaturas]
Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas)
Matéria: TF