Projeto Eleitor do Futuro inspira iniciativas democráticas em instituições de ensino
Projeto desenvolvido pela EJE/BA tornou-se referência para ação do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA) visando formar líderes de classe

“Sou jovem diferente, meu voto é consciente”, este é o slogan que justifica a iniciativa realizada pela Instituição Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA). Inspirado no Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). O IMEJA visa contribuir para o processo democrático, incentivando uma gestão participativa na escola. Para tanto, os estudantes elegeram seus líderes a fim de serem porta-vozes das necessidades do grupo e peças fundamentais na articulação do trabalho pedagógico.
O Projeto Liderança, coordenado por Elzeni Gois de Souza e Auzerina Costa, propiciou momentos em que candidatos a líderes de classe apresentaram suas propostas após debates sobre a democracia e o voto, o perfil dos líderes, suas atribuições, a representação política. Os estudantes eleitos se reuniram para articular com a coordenação e as ações que deverão ser colocadas em prática.
Elzeni, coordenadora pedagógica, ressalta a importância do espaço de aprendizado para a formação da cidadania. “Acredito que esse projeto possa despertar o interesse e a visão crítica sobre o processo eleitoral como um todo, começando pela eleição dos líderes de turmas, e, no futuro, dos nossos representantes políticos.”, disse.
Além de provocar reflexões a respeito da importância do voto e do direito fundamental à democracia, a instituição educacional visa desenvolver uma relação de pertencimento e coparticipação em respeito à conservação do patrimônio escolar e social, auxiliar na organização da rotina escolar, disseminar a cultura pautada no respeito, além de aprender a mediar divergências através do diálogo, em busca de soluções de eventuais conflitos.
A vice-gestora do IMEJA, Ana Paula Santos, acredita na importância da educação na formação do jovem e, especialmente, no potencial dos alunos. “Para o processo democrático é crucial que ações como estas sejam executadas nas unidades escolares. E os alunos têm visto o poder das escolhas realizadas para representá-los, especialmente porque algumas não foram bem sucedidas”, ponderou Ana Paula.
Segundo a representante do IMEJA, os líderes precisam de várias competências como capacidade de comunicação, mediação, postura ética, pensar coletivamente e estas aprendizagens têm sido desenvolvidas, cada uma a seu tempo. Também comentou sobre a ação do Projeto Eleitor do Futuro no IMEJA e a receptividade dos alunos. “Possibilitar vivências em que o jovem possa se posicionar, aprender a dialogar e a refletir sobre o bem coletivo, entendendo na prática o que é democracia e ser cidadão, tem sido extremamente gratificante”, avaliou a vice-gestora do IMEJA.
JM