Em tom descontraído, TRE baiano se despede de seu presidente, desembargador Mário Alberto Simões Hirs
Assume o cargo como interino o desembargador Carlos Cintra. Na sessão solene, realizada nesta terça-feira, despediu-se também o juiz Cássio Miranda. Os magistrados foram condecorados com medalha do Mérito Eleitoral

Com discurso curto e emocionado, despediu-se da Justiça Eleitoral, na noite desta terça-feira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Durante sessão solene marcada por tom descontraído entre magistrados, também foi homenageado o juiz Cássio José Barbosa Miranda, que encerrou o seu biênio como membro efetivo do Tribunal.
Na cerimônia de partida, realizada na Sala de Sessões do Tribunal, os dois magistrados foram agraciados com a “Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma”, outorgada às personalidades que contribuem, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do Estado e do País.
Assume o cargo de presidente interino do Tribunal, o atual vice, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra.
Mário Hirs agradeceu o empenho e dedicação de funcionários da Corte Eleitoral, instituição pela qual afirmou nutrir hoje uma "paixão". “Foi um namoro despretensioso que virou paixão. Saio de um lago tranqüilo, de águas ternas e brandas, sabendo que navego para mar bravio. Agora me despeço com a sensação do dever cumprido e cheio de saudades”, resumiu, emocionado, o desembargador.
Tribunal de Justiça
Eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em 16 de novembro último, Hirs antecipou o fim de sua gestão no TRE para ficar a par dos trabalhos e projetos tocados atualmente na Corte Estadual. Ele assume o novo posto no início de fevereiro de 2012. Adjetivos como "cordial", "descontraído" e "simples", direcionados ao magistrado durante a homenagem, foram também lembrados no juiz Cássio Miranda.
"As pérolas de Cássio"
Em discurso onde apresentou uma espécie de publicação-coletânea dos sofismas e citações feitas pelo juiz durante suas argumentações nas sessões de julgamento do TRE, o procurador Regional Eleitoral da Bahia, Sidney Madruga, lembrou das passagens como “as pérolas do juiz Cássio”. “Vossa excelência não se destaca apenas pela bagagem jurídica e cultural, mas também por sua coragem e braveza”, discorreu o procurador ao fechar seu discurso.
Cássio, que ingressou no TRE pela classe dos juízes de Direito, retribuiu a homenagem aos seus assessores, pares e funcionários. “É com muita honra que recebo esta medalha, mas a divido com todos que, de forma direta e indireta, ajudaram-me a recebê-la”, afirmou.
Os magistrados foram também lembrados pelo diretor-geral do TRE, Raimundo Vieira, que, em fala rápida, agradeceu em nome de todos os servidores da Casa. Compareceram à despedida, dentre outras autoridades, o procurador-geral de Justiça, Wellington César, e a presidente do TJ baiano, desembargadora Telma Britto, que entregou nas mãos do futuro sucessor o diploma do Mérito Eleitoral.