Cordeiros (BA) escolhe novo prefeito neste domingo (05/06)

Em Ourolândia, que realizaria eleições suplementares na mesma data, o pleito está suspenso até que recurso de vice afastado seja julgado pelo TSE

Modelo de urna eletrônica usada nas eleições
A cidade de Cordeiros, no Sudoeste da Bahia, realiza no próximo domingo, 5 de junho, eleições suplementares para escolher seu novo prefeito e vice-prefeito. No município de Ourolândia (Chapada Diamantina), que estava com o pleito agendado para a mesma data, as eleições foram suspensas por decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A Corte entendeu que o pleito não deve ser realizado até que seja julgado o recurso especial interposto pelo vice-prefeito eleito em 2008, José Neitom de Oliveira, afastado do cargo. 

A decisão, que chegou oficialmente a sede da Zona Eleitoral baiana, por volta das 14h desta terça-feira (01/06), foi concedida em 31/05 último em julgamento de ação cautelar apresentada pelos gestores afastados. 

Nas duas cidades, prefeitos e vices eleitos em 2008 tiveram os mandatos cassados em decorrência de condenação por crimes eleitorais. 

Conforme legislação eleitoral, eleições suplementares devem ser convocadas em caso de os gestores afastados terem obtido o cargo com mais da metade dos votos válidos. 

Cordeiros
Em Cordeiros, integrante da 60ª Zona Eleitoral (Condeúba), cerca de 5.700 eleitores devem comparecer às urnas para escolher o novo chefe do Executivo. Estão na disputa a coligação “Unidos por Cordeiros (PT/PR)”, que tem o candidato Edvar Ribeiro da Silva (PR), o Vavá, pleiteando o cargo de prefeito, e Delci Alves Luz (PT), o Professor Delci, como vice. 

Concorrem com eles os candidatos do PMDB Oldaildo Altino Ribeiro (à prefeito) e Fabiano Gomes de Souza (vice). 

A cidade, que tem 22 seções eleitorais, contará com 88 mesários e um total de 40 urnas eletrônicas para a realização do pleito. A apuração dos votos será conduzida pelo juiz substituto da Comarca de Condeúba, Wander Cleuber Oliveira Lopes, que está presidindo a junta eleitoral. O promotor eleitoral substituto da Comarca, Rogério Bara Marinho, acompanhará os trabalhos. 

O prefeito eleito em 2008, José Roberto de Oliveira, o Zé Betina, e seu vice, Antônio Aparecido Pereira (coligação "Cordeiros para todos" - PR / PSDB / PT), foram afastados pela condenação nos crimes de captação ilícita de voto e abuso do poder econômico. Eles foram acusados de fretar ônibus para transporte de eleitores e distribuir camisas com estampa que fazia referência ao grupo. 

Ourolândia
Em Ourolândia (167ª Zona - Jacobina), disputa o cargo de prefeito, pela coligação é “A Vez do Povo”, o candidato Cícero Gomes de Oliveira (PDT), e o de vice, Misael de Souza Barbosa (PMDB). De outro, a candidata Ionara Rocha de Almeida Freire (prefeita) e José Roberto Soares Vieira (vice), ambos pelo PT. 

Na cidade, a cassação do prefeito eleito, Antônio Araújo de Souza, e do vice, José Neitom ("Ourolândia no rumo certo" - PMDB / DEM / PC do B / PV / PSDB / PDT / PP), se deu por conta de arrecadação ilícita de recursos. Eles são acusados ainda de oferecer carro-pipa para a distribuição de água a eleitores, além de fazer o calçamento de áreas próximas às suas residências. Entre os crimes está também a doação de imóvel para uma associação.
ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido