Presidente do TRE-BA ressalta voto eletrônico como orgulho nacional em festa comemorativa

O octogésimo aniversário da Justiça Eleitoral na Bahia foi comemorado no auditório do TRE baiano. No evento foram lançados livro e vídeo comemorativo, além de selo e carimbo em homenagem aos 80 anos

Foto 2 da comemoração dos 80 anos do TRE-BA

Em evento realizado na noite desta segunda-feira (30), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargadora Sara Brito, destacou a informatização do voto, implantada no País a partir de 1996, como motivo de orgulho nacional.

O pronunciamento, que ressaltou, dentre outros avanços trazidos pela Justiça Eleitoral, a presteza, segurança, eficiência e celeridade do voto eletrônico, foi proferido na abertura da festa de comemoração dos 80 anos da Justiça Eleitoral na Bahia, realizada no auditório do TRE. “Muitos anos se passaram, o caminho foi longo, mas vitorioso porque obtivemos muitas conquistas, principalmente a informatização das eleições, que trouxe mais legitimidade para o processo eleitoral do Brasil”, afirmou a magistrada também em entrevista a jornalistas.

No evento foi lançado o livro “80 anos elegendo o futuro”, que narra por meio do registro de documentos, fotos e relatos de juristas baianos, a história da Justiça Eleitoral no Estado. Em primeira mão, o público pôde conferir o vídeo institucional do TRE, que também conta a trajetória do Órgão através de entrevistas de magistrados, servidores e advogados. Foi lançado ainda na ocasião o selo e carimbo comemorativos ao octogenário do Tribunal (foto).

Biometria e Ficha Limpa

A desembargadora lembrou que novas vitórias e avanços ainda estão por vir, pontuando, no campo técnico, a implantação do voto por meio da identificação biométrica como a nova etapa de modernização da Justiça Eleitoral. “Em termos de obediência ao princípio da moralidade, que é constitucional, temos o desafio de fazermos eleições em que seja realmente aplicada a Lei da Ficha Limpa, com muito equilíbrio, mas também com muito rigor, porque o povo brasileiro já está cansado de tantos políticos corruptos neste País”, afirmou Sara Brito.

PCS

No evento, diante do auditório lotado por servidores que, vestidos de amarelo, fizeram manifesto pela aprovação do Plano de Cargos e Salários na Justiça Federal, a juíza se pronunciou referenciando a Corte eleitoral como a "Casa da Justiça e do Direito, onde se respeita o direito constitucional da liberdade de expressão".

A solenidade contou com a participação da cantora Mara Antunes, que interpretou o hino nacional, e do Quarteto de Trombones Neojibá.

SM

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido