TRE-BA comemora os 80 anos da Justiça Eleitoral

Cerimônia marcada para as 17h, no auditório do Tribunal, contará com o lançamento de livro contando a história do Tribunal, além de selo e um carimbo comemorativos

Imagem comemorativa dos 80 anos da JE

Acontece na próxima segunda-feira, 30 de Julho, às 17h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a solenidade de comemoração dos 80 anos de instalação da Justiça Eleitoral na Bahia. O evento, que contará com a presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas e membros da imprensa baiana, marca o lançamento de livro que conta a história do Tribunal.

Além da publicação, a Comissão organizadora dos 80 anos teve a iniciativa de preparar selo e carimbo comemorativos, personalizados para a instituição. As duas marcas foram criadas pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-BA e serão apresentadas durante evento.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Memória do TRE-BA, Ana Cláudia Carvalho, a criação das marcas “é uma forma de divulgar e dar visibilidade à comemoração dos 80 anos de atuação da Justiça Eleitoral na Bahia”. O selo e o carimbo farão parte das correspondências enviadas pelo Tribunal a partir da data da solenidade.

Evento
A cerimônia acontecerá no dia 30 de Julho, data em que o TRE baiano bate os 80 anos de história. Durante a abertura será exibido o vídeo institucional também produzido pela Ascom. O trabalho mostra a história da instituição através de depoimentos de personalidades que colaboraram de alguma forma para o funcionamento da Justiça Eleitoral.

Para comemorar em grande estilo, o evento contará ainda com a presença da Orquestra Neojibá, que fará uma apresentação para o público presente.

História
A Justiça Eleitoral foi criada no Brasil em 24 de fevereiro de 1932 pelo Decreto 21.076 (primeiro Código Eleitoral). O TRE-BA teve a sua primeira sede inaugurada em 1932, sob a presidência do Desembargador Ezequiel Pondé, funcionando no edifício situado na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Permaneceu no local até 1937, quando foi extinta a Justiça Eleitoral no Brasil pela Ditadura Vargas, durante a implantação do Estado Novo

Em junho de 1945, acompanhando uma nova ordem político-econômica, a Justiça Eleitoral foi reinstalada no País (por meio do Decreto-Lei 7.586, de 28 de maio daquele ano). A partir de uma estrutura improvisada, durante a gestão do Desembargador Manoel de Andrade Teixeira, o Tribunal, por apenas quinze dias, funcionou no edifício do Tribunal de Apelação, na Praça 15 de Novembro.

Em 23 de junho de 1945, o Tribunal retorna ao Campo Grande, ocupando o Edifício das Inspetorias de Museus e Monumentos, conhecido na época como Palacete Pacífico Pereira. Teve que sair no ano seguinte, devido uma ameaça de desabamento do prédio. O Tribunal passaria ainda por outros locais até que, em 1998, aconteceu a inauguração da primeira sede própria do TRE-BA, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), local onde permanece até hoje.

Os 80 anos da Justiça Eleitoral foram marcados por conquistas, como o voto direto, o voto secreto e universal, o voto da mulher, a adoção da cédula única, a informatização do processo eleitoral pela utilização da Urna Eletrônica e, recentemente, pelo início da implantação do sitema biométrico de identificação.

DM/PM

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido