Movimento de eleitores foi grande, mas apenas 6,8% dos faltosos se regularizaram na Bahia

Em todo o Brasil foi baixa também a procura por atendimento. Os dados são ainda parciais e deverão ser contabilizados em balanço final do TSE no mês de maio

TRE-BA- Atendimento ao píublico no final do prazo

Mesmo com a forte chuva que se abateu sobre Salvador (BA) nesta quinta-feira (25), último dia para que os eleitores faltosos se regularizassem sem ter o título cancelado, foi grande o movimento na Central de Atendimento ao Público do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). No entanto, dos 132.912 baianos registrados como faltosos no Cadastro Eleitoral, ou seja, eleitores que deixaram de votar e justificar nas três últimas eleições, apenas 9.075 (6,8%) quitaram a pendência nos postos de atendimento do TRE-BA.

Os dados são parciais e deverão ser contabilizados pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral em balanço final no mês de maio. Apesar do aumento no número de atendimentos nas últimas semanas, foi pequena em todo o país a procura por regularização nos postos dos TREs. No Brasil, dos cerca de 1,5 milhão de faltosos, aproximadamente 128 mil (8,5%) sanaram a pendência. Com tal balanço, mais de um 1,3 milhão de brasileiros deverão ter os títulos cancelados. Destes, cerca de 123 mil estão na Bahia.

Esta quinta-feira (25/4) foi o prazo final para que os faltosos regularizassem a situação sem ter o título cancelado. Para os que tiveram o documento cancelado, a orientação é que, mesmo após o prazo, não deixem de procurar a Justiça Eleitoral. O procedimento de regularização será o mesmo, podendo ser realizado na CAP, nos cartórios e postos dos SACs. A diferença é que, a partir de agora, enquanto não sanar a pendência, o eleitor vai ficar com o título cancelado. A previsão é que a lista final com os nomes e os números de inscrição dos eleitores cancelados seja disponibilizada em 14 de maio.

Restrições

Dentre outras limitações, eleitores com o título cancelado ficam impedidos de matricular-se em faculdades, obter passaporte ou carteira de identidade, contrair empréstimo em instituições financeiras, participar de concorrência pública ou administrativa ou ser nomeado, no caso de aprovação, em concurso público.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido