TRE baiano realiza levantamento de documentos históricos
São materiais das décadas de 20, 40, 70 e 80 que exigem reflexões acerca da história das eleições no Brasil. Interessados em consultar o acervo, podem acessar o site do Tribunal

Na época em que o voto eletrônico era apenas uma previsão e as eleições eram realizadas em urnas de madeira, ninguém imaginava que no futuro os resultados sairiam em poucas horas. Os objetos utilizados nesses pleitos e outros documentos relevantes para a história das eleições no Brasil podem ser encontrados no Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
O processo de conservação preventiva dos materiais históricos iniciou-se em 2011. Os documentos e objetos foram organizados, separados por temas e catalogados no sistema da Rede de Biblioteca da Justiça Eleitoral (REJE).
O objetivo do trabalho de pesquisa, que está sendo realizado pelo Centro de Memória do Tribunal, é preservar e valorizar a história da Justiça Eleitoral. Segundo a Coordenadora do Centro de Memória, Ana Cláudia Carvalho, esses materiais podem ser utilizados como suporte de pesquisa para o público externo. “Os interessados devem comparecer ao Centro de Memória e solicitar a pesquisa sobre os documentos de determinado período”, explica.
Outras histórias
Bens materiais que revelam a cultura de determinada época, como Mapa totalizador de apuração, no qual os votos eram somados a lápis; cartazes de 1996 que afirmavam os benefícios do voto eletrônico; um livro de ata escrito em 1883, onde o Juiz de Paz relata as dificuldades em realizar as eleições daquele ano, por conta do “pesado grupo de afamados assassinos” que atuava no município para impedir a realização da eleição, são alguns dos testemunhos resgatados pelo Tribunal.
Exposição
No salão de entrada do TRE-BA, objetos históricos da Justiça Eleitoral baiana compõem o Memorial do Tribunal, que pode ser apreciado por qualquer cidadão que visitar a Corte.
Muito mais do patrimônio histórico das Eleições no país também pode ser conferido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o tema “Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões”, a exposição que trata do processo de inclusão de diferentes segmentos da população brasileira no processo eleitoral, ficará aberta ao público até 19 de dezembro no Museu do TSE, 1º subsolo do edifício-sede, em Brasília-DF.
Leia mais
Série Inclusão: a conquista do voto feminino no Brasil
RP