Em despedida, colegas ressaltam trajetória moral e intelectual do Juiz Saulo Casali

A despedida com homenagem ao magistrado, membro da Corte pela classe dos juízes federais, foi realizada na tarde desta segunda-feira (28/4), na Sala de Sessões do TRE-BA

TRE-BA Despedida do Juiz Saulo Casali em sessão solene no TRE-BA.

Ele ingressou na magistratura em 1990 com 22 anos de idade, tendo sido talvez o mais jovem brasileiro a iniciar no cargo de Juiz de Direito. Hoje, com 45 anos, o Juiz Saulo José Casali Bahia traz no currículo a marca de vir trilhando, em tempo relativamente curto, uma carreira jurídica e acadêmica profícua. Membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pela classe dos juízes federais desde 3 de maio de 2012, o magistrado foi homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma nesta segunda-feira (28/4), ao se despedir da Corte.

A medalha é oferecida a personalidades que tenham contribuído para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do Estado e do País. De estilo discreto e sério, o juiz surpreendeu aos que compareceram à sessão que marcou o desfecho do seu mandato cujo encerramento oficial é em 3 de maio de 2014. Em tom de homenagem, seus pares na Corte, dois deles ex-alunos, foram unânimes em destacar a conduta moral e intelectual do juiz, que integra desde agosto de 2013 o colegiado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é professor de Direito Internacional e fala fluentemente inglês, italiano, francês, espanhol e alemão.

“Ainda há pouco eu tive a rara felicidade de ser brindado com o seu currículo. Vossa Excelência é um verdadeiro mapa mundi da cultura jurídica e humanística. Eu fico aqui indagando-me como, tão jovem, tem esse currículo”, pontuou o Presidente do TRE-BA, Desembargador Lourival Trindade. Em seu pronunciamento, Saulo Casali ressaltou o trabalho dos servidores do TRE-BA, instituição a qual engrandeceu pela realização das eleições informatizadas, segundo o magistrado, modelo não alcançado nem mesmo pelos países portadores dos maiores IDH do planeta.

 

Contato com o TRE-BA

O homenageado lembrou que seu contato com TRE baiano remete ao primeiro ano de faculdade, quando acompanhava sua mãe, Therezinha Bahia, então servidora requisitada do Tribunal, ao antigo prédio sede na Avenida Vasco da Gama. “Desde meu primeiro ano de faculdade por vezes ingressei no Tribunal, e pude perceber a existência de uma filosofia de trabalho que, em parte, se mantém até hoje”, recordou. Foi das mãos da mãe que ele recebeu o Diploma do Mérito Eleitoral (foto).

O Juiz Saulo Casali agora se dedicará aos trabalhos no CNJ, onde preside a Comissão de Tecnologia da Informação e Infraestrutura, responsável por gerenciar o projeto do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Lá vai cuidar também das ações de aperfeiçoamento dos trabalhos no 1º Grau e nas Justiças Militar e Eleitoral.

Currículo

Atualmente conselheiro do CNJ, Casali é Juiz Federal titular da 11ª Vara Federal desde 1993 e foi Ouvidor-Substituto Eleitoral entre 2012 e 2013. É professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lotado no Departamento de Direito Público desde 1994, além de líder do Grupo de Pesquisa sobre Cidadania, com linhas de pesquisa sobre Corrupção e Impunidade e Integração Regional desde 2002, também na UFBA. Integra ainda a Academia Mundial de Artes e Ciências desde 2005 e a Academia de Letras Jurídicas da Bahia desde 2009.

 

Leia mais:

24/4/2014 – Entrega de medalha marca despedida do Juiz Saulo Casali do TRE-BA

 7/8/2013 – Juiz Saulo Casali aborda aspectos da reforma política

29/7/2013 – TRE-BA DEMOCRACIA: Juiz baiano integrará o CNJ a partir de agosto

4/5/2012 – Juiz Saulo Casali é empossado como novo membro do TRE baiano

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido