TRE-BA inicia manutenção preventiva e corretiva das urnas eletrônicas
O serviço será realizado no Centro de Apoio Técnico (CAT), em Salvador e em mais dezesseis depósitos no interior do Estado; ao todo, 35mil urnas passarão pelo procedimento

Para garantir o perfeito funcionamento durante as eleições, as urnas eletrônicas (UE's) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia passam por manutenção desde a última segunda-feira, 17. O procedimento consiste na manutenção preventiva, onde é feita limpeza, carga das baterias e teste de hardware e software das urnas, e corretiva, que efetivamente realiza conserto caso apresente algum problema no primeiro procedimento.
Além de executada em Salvador, no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal, no Porto Seco Pirajá, o suporte também ocorrerá em Barreiras, Brumado, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Jequié, Juazeiro, Irecê, Ilhéus, Ribeira do Pombal, Seabra, Guanambi, Jacobina e Vitória da Conquista, com o total de 38.894 urnas eletrônicas.
O serviço preventivo e corretivo será efetuado por técnicos em eletrônica, através de duas empresas contratadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O acompanhamento, programação e fiscalização regional do contrato, bem como a fiscalização técnica no CAT é de competência da Seção de Logística e Voto Informatizado (SEVIN/COSUP/STI) do TRE-BA. No interior, a execução dos serviços será acompanhada pelos chefes de cartório das zonas sede de polo de informática, que desempenham o papel de fiscais técnicos.
Cronograma
O procedimento será interrompido 45 dias antes das eleições e, caso nenhum recurso judicial seja apresentado por algum candidato, voltará a ocorrer novamente 60 dias após o pleito. A partir da assinatura do contrato nº87/2013/TSE, o ciclo de manutenção das urnas passa a ser a cada quatro meses; anteriormente era feita a cada três meses. A operação preventiva das UE's estava suspensa desde julho de 2013, em decorrência do fim do contrato anterior.
Matéria – VG