Em cinco anos, Ouvidoria do TRE-BA contabiliza mais de 7 mil demandas

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) completa hoje, 18 de maio, cinco anos de atendimento ao cidadão. Desde o ano de 2012, quando o Órgão passou a utilizar o gerenciamento automatizado das demandas, até o momento, já foram contabilizadas mais de 7.700 solicitações recebidas. Sendo as mais frequentes relativas às dúvidas de eleitores, como regularização de título, alistamento, transferência e obtenção de certidão de quitação eleitoral.
Atuando como um canal de acesso entre a sociedade e a Justiça Eleitoral, outros questionamentos também ocorrem, a exemplo de pedidos de acesso à informação, andamento processual e concurso público institucional.
Segundo o Juiz Ouvidor do TRE-BA, Claúdio Césare, “se por um lado a Ouvidoria proporcionou ao Tribunal saber o que a população pensa sobre ele, por outro lado permitiu que o cidadão viesse à Corte para expor as suas preocupações, os seus problemas e as suas demandas”.
Ainda de acordo o magistrado, ao receber sugestões, críticas, reclamações, denúncias e elogios, “o Tribunal torna-se mais democrático, mais aberto e, sobretudo, mais consciencioso de sua obrigação perante a sociedade”. Já o Diretor-Geral do TRE-BA, André Beserra, ressalta que uma Ouvidoria atuante é essencial para a Administração, “pois através dela podemos ter um retrato fiel dos anseios dos servidores e dos cidadãos”.
Em 2012, a Ouvidoria recebeu 1.163 demandas; em 2013, 1.154; e, no ano de 2014, 5.069. Somente no primeiro trimestre deste ano foram 388 demandas recebidas por meio dos seus diversos canais de acesso. Antes desse período, a unidade não dispunha de gerenciamento automatizado das demandas, o controle era realizado manualmente.