Reabertura de cadastro eleitoral registra grande procura nos cartórios da capital

Cadastro foi reaberto nesta segunda-feira (28/11) e cartórios eleitorais na Bahia voltaram a ofe...

No primeiro dia da reabertura do cadastro eleitoral na Bahia, o movimento foi intenso na Central de Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), localizado no Centro Administrativo (CAB). De acordo com levantamento feito pelos cartórios eleitorais na capital, cerca de 600 pessoas foram atendidas no local, apenas nesta segunda-feira (28/11). 

Com a reabertura do cadastro, eleitores baianos voltam a contar com diversos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral, a exemplo de alistamento, transferência de domicílio eleitoral e recadastramento biométrico, obrigatório para 52 municípios baianos. 

A Central de Atendimento ao Público (CAP) do TRE-BA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. Para o atendimento, o eleitor precisará apresentar, pelo menos, um documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo) e comprovante de residência atual (três últimos meses). 

Atendimento 

Prestes a tomar posse de cargo no serviço público, Valine Lordelo, 28, procurou os cartórios da capital para atualizar seu cadastro eleitoral. “Preciso do comprovante de quitação eleitoral e alterar alguns dados cadastrais, pois passei em concurso público e acredito que serei nomeada no final deste mês”, disse. 

Com objetivo de evitar problemas na hora de viajar para outros países, a decoradora Cíntia Santana, 44, compareceu a CAP para regularizar pendências eleitorais. “Deixei de votar e meu título foi cancelado. Viajarei em janeiro e estou com o tempo curto para resolver essas questões, por isso resolvi vir logo hoje”.   

Já o professor Claudio Lima, 33, procurou o atendimento para realizar o recadastramento biométrico. “Acho válido o recadastramento com identificação pelas digitais. Com certeza isso será muito importante para garantir a segurança das eleições”, avaliou.

 Suspensão temporária da biometria nos SACs 

Em razão de problemas técnicos registrados pelos equipamentos de biometria disponibilizados aos SACs, o recadastramento biométrico está suspenso nos postos da capital, podendo ser realizado apenas na Central de Atendimento ao Público do TRE-BA, localizada no CAB (1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150). 

As visitas técnicas aos SACs para procedimentos de correção já estão sendo viabilizadas, porém ainda não há previsão para que os atendimentos relacionados ao recadastramento biométrico voltem a ser oferecidos pelos postos na capital. Essas unidades, no entanto, poderão continuar a emitir guias de multa e certidões de quitação. 

  • Leia mais:

25/11/2016 -TRE-BA reabre cadastro eleitoral segunda-feira (28/11)

 HS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido