Mais de 19 mil títulos podem ser cancelados em Ipirá
Eleitor da cidade pode realizar o recadastramento no Fórum Eleitoral

A cidade de Ipirá, que recentemente firmou uma parceria com Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), apresenta números relacionados ao recadastramento biométrico abaixo do esperado. Menos de 60% do eleitorado procurou o posto de atendimento na cidade, podendo ter prejuízos caso não realizem o procedimento até o fim do prazo, em 31 de janeiro de 2018.
No município, o número total de eleitores é de 46.810, porém, apenas 27.002 (57,68%) compareceu ao posto eleitoral para realizar o recadastramento biométrico. Os 19.808 que ainda não fizeram a biometria precisam buscar a Justiça Eleitoral na cidade e evitar ter o título cancelado.
Além do eleitorado da zona urbana, Ipirá conta com eleitores que residem na zona rural, por conta disso, quanto antes o cidadão procurar o posto eleitoral, menos fila enfrentará, pois com a aproximação do prazo final, a tendência será o aumento na procura.
O Fórum Eleitoral de Ipirá, localizado na Rodovia BA 52, KM 86, Centro Administrativo, conta com sete guichês com capacidade para atender até 300 pessoas diariamente, porém com a baixa procura, o número de atendimentos caiu para aproximadamente 150. Para atender na capacidade máxima, o local funciona de segunda a sexta das 8h às 18h, mediante distribuição de senhas. O eleitor que tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o cartório por meio do telefone (75) 3254-1598.
O procedimento biométrico é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.
Confira as principais consequências do cancelamento do título
- Não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
- Não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
- Não obter carteira de identidade ou passaporte;
- Não participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, municípios, ou das respectivas autarquias;
- Não obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
- Não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
- Não praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
- Não obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res. do TSE nº 21.823/2004;
- Não obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Veja documentos necessários para fazer o recadastramento biométrico
/TS