Projeto “Cidadania em Todo Lugar” leva educação cidadã a oito municípios do sudoeste da Bahia

Iniciativa do TRE-BA capacita servidores para promover a democracia e o voto consciente

Projeto “Cidadania em Todo Lugar” leva educação cidadã a oito municípios do sudoeste da Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), lançou, nesta quinta-feira (14/08), em Vitória da Conquista, o projeto “Cidadania em Todo Lugar”. A cerimônia, realizada no Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, reuniu o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; o diretor da EJE/BA, desembargador eleitoral Moacyr Pitta Lima Filho; representantes do TRE-BA, autoridades locais e mais de 100 estudantes do 1º ano do Ensino Médio.


Confira as fotos do evento

 

Durante a abertura, o presidente do TRE-BA destacou a importância da reformulação pedagógica do projeto, que agora será executado com uma metodologia mais estruturada. “Com a adesão voluntária de mais de 100 servidores e servidoras da Justiça Eleitoral da Bahia, estamos comprometidos com uma atuação unificada, acolhedora e transformadora”.

 

Além de capacitar novos(as) servidores(as) que atuarão voluntariamente na formação de jovens e adultos sobre cidadania, democracia e voto consciente, o novo formato do projeto propõe garantir que esses conteúdos cheguem ao público de forma simples e acessível, utilizando vídeos e uma linguagem direta, alinhada à realidade dos jovens.

 

O diretor da EJE/BA, Moacyr Pitta Lima Filho, explicou que a nova metodologia inclui vídeos didáticos de linguagem acessível e atividades práticas. “A metodologia foi formulada para facilitar a aplicação, como, por exemplo, com a exibição de vídeos didáticos de linguagem simples, que visam alcançar, conscientizar e engajar a comunidade, estimulando os jovens a participar ativamente da vida política, realizando seu alistamento eleitoral e exercendo seu direito de cidadania de forma consciente”.

 

Capacitação e impacto local

 

Rafael Almeida, chefe de cartório de Encruzilhada (152ª Zona Eleitoral), um dos 100 servidores voluntários, destacou a importância de capacitar os servidores do interior para que transmitam com segurança o conteúdo do projeto. “A expectativa é aprender como posso conduzir melhor as atividades na minha zona eleitoral, com um trabalho eficaz, principalmente para atrair a atenção dos jovens e incentivá-los a fortalecer a democracia”.

 

A estudante do 1º ano, Maria Eduarda Patriota, avaliou positivamente a experiência. “A dinâmica e os vídeos mostrados na escola foram fundamentais para entender a importância da democracia e o processo eleitoral. Eles abordaram de forma clara a história das eleições e o papel de cada um na construção da democracia”.

 

Além de Vitória da Conquista, as atividades educativas contemplaram os municípios de Condeúba/Cordeiros (Colégio Estadual de Cordeiros), Jacaraci (Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu), Barra do Choça (Centro Educacional de Barra do Choça – CEBC), Anagé (Unidade Escolar Municipal Renato Viana), Encruzilhada/Iguaí (Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara) e Itambé (Escola Polivalente de Itambé).

 

Sobre o projeto

 

O “Cidadania em Todo Lugar” visa descentralizar e padronizar as ações educativas da Justiça Eleitoral por meio de uma metodologia própria e do uso de materiais didáticos audiovisuais. Entre os principais recursos, estão: vídeos curtos sobre democracia, cidadania, funcionamento da Justiça Eleitoral, participação feminina na política, combate à desinformação e uso da urna eletrônica; roteiros práticos para mobilização das escolas e condução das aulas; oficinas com simulações de votação e jogos educativos; além de um ambiente virtual na plataforma Moodle, que oferece acesso a conteúdos e troca de experiências.

 

Todas as ações serão conduzidas por servidores voluntários, adaptadas ao contexto local, com avaliação contínua para aperfeiçoar a metodologia.  

 

Pra todos verem: Fotografia mostra um grupo de estudantes do ensino médio posando para foto durante o lançamento do projeto, em um auditório com grande telão e bandeira do projeto ao fundo.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido