Camamu: Presidente Jatahy Júnior parabeniza juiz eleitoral por condução do pleito
Em telefonema para o juiz, desembargador salientou a “firmeza, seriedade e isenção” do magistrado durante o pleito

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior parabenizou o juiz eleitoral José Ayres pela condução dos trabalhos na eleição suplementar em Camamu, realizada no último domingo (1º/9). Em telefonema para o juiz, Jatahy salientou a “firmeza, seriedade e isenção” do magistrado durante o pleito. “É para isso que nós trabalhamos, para que a Justiça Eleitoral faça sua prestação de serviço e garanta eleições limpas e democráticas”.
Na ocasião, o juiz eleitoral agradeceu o apoio do TRE-BA pelo envio de reforço de servidores para atuar no pleito. Para José Ayres, juiz eleitoral da 78ª Zona Eleitoral (Camamu), o resultado da eleição suplementar foi positivo. “O pleito ocorreu de forma tranquila, sem intercorrências graves, tudo dentro da normalidade”, afirmou.
Durante a realização do pleito, nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída. Ao todo, 92 equipamentos foram preparados para a eleição, sendo 21 de contingência. Mais de 7 mil eleitores elegeram Enoc Souza Silva (Patriota) e Renivaldo Vidal (MDB), respectivamente, para prefeito e vice-prefeito do município de Camamu. Mais de 17 mil eleitores compareceram às urnas.
Eleição suplementar
Em junho de 2019, a prefeita de Camamu, Ioná Queiroz Nascimento (PT) teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão proferida no dia 4/6. O entendimento dos ministros do TSE foi de que ela não poderia ter se candidatado ao pleito de 2016 por se encontrar inelegível após uma condenação por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2008.
A inelegibilidade imputada a Ioná vigorou até 5 de outubro de 2016 e as eleições ocorreram em 2 de outubro de 2016. Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, a candidata não poderia ter o registro deferido pelo TRE-BA.