“Falar de democracia é falar de voto consciente”, defende presidente do TRE-BA
Desembargador Roberto Maynard discursou durante a abertura do III Simpósio de Direito Eleitoral, evento foi realizado nesta sexta (3/12), na sede do Eleitoral baiano

O futuro da democracia foi debatido na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), onde – nesta sexta-feira (3/12) – estiveram reunidas diversas autoridades e especialistas da área para o III Simpósio de Direito Eleitoral. A abertura do evento foi conduzida pelo presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Maynard Frank.
Durante seu discurso de boas-vindas, o presidente do TRE-BA destacou a pertinência do debate. “A escolha do tema é sempre palpitante, falar de democracia é falar de diversidade, sobre voto consciente, sobre a reflexão quanto aos malefícios das fake news a este processo de tamanha importância para a coletividade. É sempre fecundo refletir sobre a importância do voto e a importância do processo democrático para nossa sociedade”, defendeu.
Anfitrião do evento, o desembargador Roberto Maynard agradeceu a presença de palestrantes e dos cerca de 300 inscritos, considerando as modalidades presencial e virtual, com destaque a participação do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Bastide Horbach; e do procurador-geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras. O III Simpósio de Direito Eleitoral é promovido pelo TRE-BA, por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA).
Debates
A programação do III Simpósio de Direito Eleitoral, que está sendo transmitido ao vivo pela TV TRE-BA, foi dividida em dois painéis, onde foram debatidas as “Perspectivas para um Novo Código Eleitoral” e a “Legitimidade e Integridade das Eleições”.
Pra cego ver: Foto do presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, sentado ao lado de um ministro do TSE, durante III Simpósio de Direito Eleitoral