Eleições 2022: TRE-BA lança série para anunciar os cargos que disputam as eleições deste ano

Objetivo é esclarecer o trabalho dos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente; representantes serão escolhidos no pleito deste ano, marcado para 02 de outubro

Arte série "cargos eleitorais"
Pra Cego Ver: Card com uma urna eletrônica no fundo, logomarca do TRE-BA e Eleições 2022 no rodapé do lado direito e texto escrito no topo do lado esquerdo: Série Especial Cargos Eleitorais.

“O que faz um deputado estadual? Qual a área de atuação de um senador?”. Dúvidas como estas acompanham alguns cidadãos no momento da escolha de um representante político. Com o objetivo de falar desse assunto de forma descomplicada, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lança a série “Cargos Eleitorais”, que - a partir desta semana - apresentará os cargos em disputa nas Eleições Gerais 2022 e suas respectivas atribuições.

Em 2022, os eleitores votarão nas Eleições Gerais para os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República. As atribuições de cada um desses cargos serão esclarecidas pelo analista judiciário do Eleitoral baiano Jaime Barreiros Neto que, ao longo da série, esclarecerá sobre as atribuições de cada um desses cargos. Na matéria de abertura, fica em destaque o papel do deputado estadual. 

Os esclarecimentos de Jaime Barreiros Neto, que - além de servidor do TRE-BA, é mestre em Direito Público e doutor em Ciências Sociais - você acompanha na série “Cargos Eleitorais”. A matéria sobre as atribuições do deputado estadual será publicada nesta quarta-feira (25/5), no site do Eleitoral baiano (www.tre-ba.jus.br). Na sequência, a série trará outras quatro matérias, com informações sobre o papel do deputado federal, do senador, do governador e do presidente da República. 

De acordo com o servidor - da Seção de Pesquisas e Publicações Acadêmicas (SEPPA), unidade ligada à Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) - “o eleitor tem que saber muito bem em quem está votando. Não apenas procurar saber sobre o seu candidato, mas também sobre o partido que ele pertence e o que defende, para que o seu voto seja o mais consciente possível”, afirma Barreiros Neto.

Para ele, é necessário que haja a criação de espaços para ampliar a participação da sociedade na área política. “Iniciativas que promovem debates sobre a Democracia, sobre a importância do voto, sobre a participação feminina, por exemplo, são favoráveis para a criação de uma cultura política mais democrática.”

Jaime ainda destaca o papel fundamental da Justiça Eleitoral na contribuição de uma Democracia mais consciente. “A JE tem muitas peculiaridades. Uma das atividades que acaba esquecida é a função educacional, fundamental na formação do eleitor, na formação da consciência política e na defesa da Democracia”, disse.       

Ascom TRE-BA; PS 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido