Desembargador Abelardo Matta é empossado membro efetivo do TRE-BA

Cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (27/4), na sede do Eleitoral baiano

tre-ba - posse des abelardo

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na noite desta quinta-feira (27/4), a cerimônia de posse do desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto como membro efetivo da Corte baiana para o biênio 2023-2025. A sessão solene, realizada na sede do Regional, reuniu diversas autoridades e foi conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank.

Confira aqui a solenidade na íntegra.

Durante seu discurso de posse, o novo membro da Corte Eleitoral destacou o esforço da Justiça Eleitoral no combate às fake news e disse que atuará para “fomentar ainda mais o voto consciente nas eleições vindouras, fazendo despertar, em muitas faixas do eleitorado, a compreensão de que o voto não é um mero dever cívico, mas uma oportunidade de moldar o país e mudar o futuro”. Conforme regimento do Tribunal, o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto passa a ocupar os cargos de vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral.

O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, deu as boas-vindas ao novo membro da Corte. “Tenho certeza que a boa-vontade e a proatividade estarão personificadas na pessoa de vossa excelência. Seja muito bem-vindo, muito sucesso e boa sorte. Este presidente e a presidência estão à disposição de vossa excelência”, discursou.

Autoridades

Além dos membros da Corte Eleitoral baiana, a cerimônia contou com as presenças do ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins; do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o senador Ângelo Coronel; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes; o prefeito de Salvador, Bruno Reis e o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Carlos Muniz.

Também compuseram a mesa de honra a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso; a vice-presidente da OAB-BA, Christianne Moreira Moraes Gurgel; o presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), desembargador Júlio Travessa e o presidente do TRE do Espírito Santo, José Paulo Calmon.

Perfil

Eleito para ocupar vaga no TRE baiano pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em sessão realizada no último dia 29 de março, o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto ingressou na Magistratura em 1989. Atuou nas Comarcas de Saúde, Tucano, Paulo Afonso e Santo Amaro da Purificação, chegando em Salvador no ano de 1997. De 2000 a 2002 foi Juiz titular da 8ª Vara Criminal e Assessor da Presidência do TJBA, na condição de Ouvidor-Geral; foi também Juiz auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior em 2012 e 2013.

Ascom / TRE-BA; RM

Pra Cego Ver: Foto com seis homens pardos e brancos, vestindo roupa social (paletó e gravata) enfileirados lado a lado, compondo a mesa de honra no auditório do TRE-BA que está decorada com flores brancas na extremidade, de ponta a ponta.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido