Capacitações em combate à desinformação e diversidade marcam a 19ª edição do CODEJE

Evento reúne os dirigentes e coordenadores das Escolas Judiciárias e assessores de comunicação dos TREs

Capacitações em combate à desinformação e diversidade marcam a 19ª edição do CODEJE

Combater a desinformação de forma estratégica, célere, com mais recursos tecnológicos e o entendimento de como asnarrativas falsas surgem em cada região do Brasil. Esses foram os objetivos que marcaram a capacitação dos Assessores de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais, durante a  XIX edição do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, nos dias 15 e 16 de março, em Recife. 

Iniciativa da Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral, o curso foi ministrado pela Fundação Getúlio Vargas, sob a condução das professoras Sabrina Almeida e Maria Sirleidy Cordeiro. O treinamento visa contribuir para otimização dos trabalhos da Justiça Eleitoral nas Eleições Municipais 2024.

A primeira etapa da capacitação aconteceu em Brasília, durante o II Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, e tratou sobre as formas de realizar pesquisas nas redes sociais, incluindo o debate público sobre a política, os padrões de conteúdos que viralizam, as formas de mitigar os discursos de ódio nas redes e os métodos para avaliação de métricas de engajamento. 

O segundo momento, realizado em pauta paralela às discussões do Codeje, contou com abordagem teórica e prática sobre o monitoramento e a avaliação de conteúdos relacionados à democracia, à Justiça Eleitoral e aos seus dirigentes, seja no âmbito nacional ou regional.  Representando o TRE-BA, a assessora de Comunicação Social e Cerimonial, Daniele de Jesus, explicou que  a capacitação só reforça que a Justiça Eleitoral permanece em constante atualização, tendo em vista a necessidade de continuar enfrentando o fenômeno das fake news. 

“Essa fase liderada pelas professoras Sabrina e Sirleidy foi voltada a definir o objeto a ser pesquisado, considerando a realidade em cada região do país. Vimos como identificar os públicos que disseminam informação nas redes, mapeando os perfis, avaliando os discursos e percebendo quais são as plataformas digitais que mais têm geração de conteúdo com viés de desinformação. Finalizamos o curso de forma prática e dinâmica, aprendendo a fazer monitoramento com o uso  da plataforma social bearing, útil especialmente para avaliar as discussões no Twitter”, disse a comunicóloga. 

Pautas CODEJE

A XIX edição do Codeje também levantou debates em torno de dois temas relevantes para a Justiça Eleitoral: a participação da mulher na política e ‘compliance antidiscriminatório’. A ideia é ampliar as discussões em torno das questões inerentes à diversidade. 

À frente da apresentação do primeiro tema esteve a advogada e cientista política Gabriela Rollemberg, que destacou a importância da atuação feminina na política e a necessidade de sinergia entre  instituições e sociedade para combater a violência de gênero na política. 

Já a apresentação sobre diversidade, realizada pelo instituto Enegrecer PE, trouxe como ponto norteador o ‘compliance antidiscriminatório’, que visa alertar as instituições através de sensibilização, abordagens focais, capacitações, diagnósticos e planos de ação, tendo como objetivo mitigar as inconformidades nas área de gênero, cor, classe, acessibilidade e, assim contribuir, para construção da cultura de diversidade nas organizações.  

Ascom TRE-BA

Pra cego ver: Foto de palestra das Escolas Judiciárias Eleitorais em um auditório. Ao fundo, há um banner com o nome do evento e projeção sobre educação midiática. 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido