Comitê das Pessoas Idosas do TRE-BA realiza 1ª reunião de alinhamento estratégico
Grupo foi instituído com o objetivo de buscar o pleno exercício dos direitos da pessoa idosa, a inclusão cidadã e o aprimoramento da prestação jurisdicional

Na manhã desta quinta-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na sala da Secretaria Geral da Presidência (SGPRE), a primeira reunião de alinhamento estratégico para o desenvolvimento de ações do Comitê para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas Idosas.
Temas que envolvem acessibilidade, participação política e cidadã dos (as) idosos (as) foram discutidos na ocasião, que pautou também a elaboração do plano de ações a ser executado até o final de 2025 e para o ano de 2026.
A coordenação dos trabalhos do Comitê é atribuição de Claudeci Sena, Assessora de Relações Institucionais (ASRI) do Regional, que destaca a relevância de voltar o olhar para a terceira idade e aproveita para fazer um balanço positivo do encontro. “Essas são pessoas que merecem uma atenção especial tanto no jurídico como no físico. A reunião de hoje foi muito proveitosa, pois conseguimos alinhar o principal - a constituição do Comitê para seguirmos trabalhando”, pontuou.
Proposta multinível, multissetorial e interinstitucional
A atuação do Comitê voltado para as pessoas idosas no TRE-BA envolve a articulação de diversos setores estratégicos da administração com representantes da Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSINC), da Assessoria de Apoio Administrativo às Zonas Eleitorais e Atenção ao Usuário (ASSZE), da Assessoria de Gestão e de Saneamento de Dados Processuais do 2º grau de Jurisdição (ASSAN2), da Assessoria de Gestão e de Saneamento de Dados Processuais do 1º grau de Jurisdição (ASSAN1), da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), da Ouvidoria e da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE), entre outras unidades.
Comitê das Pessoas Idosas
No TRE-BA, a instituição do Comitê para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas Idosas foi registrado com a publicação da Portaria n° 511/2025, no último dia 18 de agosto. A finalidade do grupo é implementar medidas, no âmbito do Eleitoral, voltadas para a garantia do pleno exercício dos direitos da pessoa idosa, a inclusão cidadã e o aprimoramento da prestação jurisdicional. As demais atribuições e competências podem ser consultadas acessando a portaria. Leia mais:
Pra todos verem: A imagem mostra uma reunião em uma sala iluminada, com várias pessoas sentadas em torno de uma mesa retangular. Elas estão discutindo e analisando documentos, com copos de água, celulares e garrafas térmicas sobre a mesa. Ao fundo, há janelas grandes que revelam uma vista verde da cidade.