TRE-BA participa do XXIV Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais
Encontro discutiu inovação, combate à desinformação e estratégias de formação cidadã

Com a finalidade de reafirmar o compromisso da Justiça Eleitoral baiana com a educação para a cidadania, a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA) marcou presença no XXIV Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), realizado em Curitiba, durante o mês de novembro.
O encontro, promovido pelo TRE do Paraná, reuniu presidentes dos Tribunais, diretores e coordenadores das EJEs de todo o país para discutir o tema “Cidadania digital e letramento eleitoral: pilares para um futuro democrático” e debater estratégias sobre o avanço das tecnologias, da ampliação da participação social e do combate à desinformação.
Para Joaquim Moura Costa Sampaio, coordenador da Escola Judiciária da Bahia, participar do CODEJE é sinônimo de fortalecimento da articulação institucional na construção de estratégias conjuntas para o aperfeiçoamento do processo democrático no país. “Ao integrar os debates nacionais, a EJE-BA reafirma seu compromisso com a produção e a disseminação de informação qualificada entre os eleitores, especialmente em um cenário de rápidas transformações tecnológicas e comunicacionais. Significa também que as atividades desenvolvidas em nosso estado (cursos, palestras e projetos) junto à sociedade estão ganhando visibilidade pelo Brasil”, afirmou.
Programação
A abertura do evento contou com palestra do Ministro Cristiano Zanin, diretor da Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE). O magistrado destacou o papel estratégico das escolas judiciais na consolidação de uma cidadania digital responsável.
Na sequência, houve apresentação dos painéis “A Escola Judiciária como Espaço de Formação do Eleitor” e “Metodologias Ativas no Ensino de Cidadania”, que discutiram a necessidade de inovação nos processos educativos voltados ao público jovem e adulto. A aula magna “Letramento Eleitoral e Democracia Digital: Desafios para o Século XXI” trouxe reflexões sobre o papel das instituições no enfrentamento aos conteúdos falsos e na promoção de uma cultura de participação informada.
O encontro foi encerrado com a leitura de uma Carta-compromisso e a eleição da nova direção colegiada, que norteará as ações e prioridades das EJEs para os próximos anos.
Pra todos verem: Foto exibe 14 pessoas em pé: sete mulheres e sete homens, entre eles Joaquim Moura Costa Sampaio, coordenador da Escola Judiciária da Bahia. Todos usam roupas formais.

