Semana do Jovem Eleitor: mais de 150 jovens são atendidos durante mutirão do TRE-BA em shoppings
Iniciativa possibilitou que jovens entre 16 e 24 anos acessassem diversos serviços da Justiça Eleitoral, fortalecendo a participação cidadã e democrática

155 atendimentos foram realizados no mutirão de serviço itinerante promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nos dias 5 e 6 de novembro, no Salvador Salvador e no Salvador Norte Shopping, respectivamente, com jovens entre 16 e 24 anos. A ação, desenvolvida em referência à Semana do Jovem Eleitor, realizada de 3 a 7 deste mês, possibilitou o fortalecimento da participação cidadã e democrática entre o público e a Justiça Eleitoral.
A atividade foi uma parceria entre o projeto TRE em Todo Lugar e o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM).
Silvana Caldas, assessora de Apoio Administrativo às Zonas Eleitorais e Atenção ao Usuário do TRE-BA (ASSZE), explicou que a Semana do Jovem Eleitor, campanha institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apoio do TRE-BA teve o objetivo de convocar jovens a procurarem os cartórios eleitorais ou postos de atendimento para regularizar a situação ou realizar o alistamento eleitoral (1ª via do título). “Nosso intuito durante esta semana foi fortalecer e intensificar essa iniciativa. O título de eleitor é imprescindível para o ingresso do(a) jovem no mercado de trabalho e nas faculdades”, destacou.
Segundo a servidora, a parceria com o IJCPM, que também desenvolve ações voltadas à juventude, aproximou ainda mais a Justiça Eleitoral das comunidades da capital baiana, “aprimorando o vínculo do(a) jovem eleitor(a) com o processo democrático”. Caldas também reforçou a importância do alistamento eleitoral e do voto. “A ideia da Justiça Eleitoral é conscientizar essa parcela da população sobre a importância de votar, de opinar e de contribuir na escolha dos nossos representantes. Em 2026, teremos eleições gerais com escolha de cargos importantes. É fundamental que eles/elas participem desse momento e compreendam o impacto das decisões que serão tomadas”.
Participação jovem
Ana Paula de Souza, estudante de 18 anos, aproveitou o mutirão para fazer o alistamento eleitoral e ressaltou a relevância da presença jovem nas eleições. “Foi bem tranquilo, o atendimento foi muito rápido. A nossa voz importa. O que a gente faz importa. Todo mundo deveria tirar o título para garantir seu direito de escolha”, refletiu.
O estudante, Cauan Santos, também com 18 anos, vota desde os 16 e buscou atendimento para atualizar o endereço. “A gente pode fazer a diferença no mundo, no nosso país, na nossa cidade e no nosso bairro. Escolher bem prefeitos, governadores, presidentes… tudo isso melhora nossa qualidade de vida. Votar é exercer o papel de cidadão e mostrar que a juventude faz parte desse processo”, comentou.
Durante o mutirão, o público pôde realizar diversos serviços eleitorais, como emissão do primeiro título, cadastramento biométrico, revisão de dados, regularização da situação eleitoral, transferência de local de votação e consulta de débitos.
O projeto TRE em Todo Lugar leva os serviços da Justiça Eleitoral a regiões com pouco acesso à internet ou a postos fixos de atendimento. Já o programa Conexão Empregabilidade, do Instituto JCPM, oferece oficinas e palestras para preparar jovens para o mercado de trabalho.
Pra todos verem: foto mostra uma jovem negra, sorrindo enquanto segura, erguido na mão direita, um título eleitoral. Ela veste uma blusa de gola alta em tom claro e uma bolsa atravessada no ombro. Ao fundo, há uma mesa com pessoas sendo atendidas em um ambiente interno. No canto superior direito da imagem, aparece o logotipo do TRE-BA com o texto “Justiça, Cidadania e Serviço”.

