TRE-BA implanta sistema SaúdeJus para aprimorar gestão da saúde ocupacional
Nova ferramenta substitui os prontuários em papel por registros eletrônicos centralizados e seguros

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) implantou, no período de 3 a 7 de novembro, o SaúdeJus, sistema digital que moderniza a gestão da saúde ocupacional e assistencial dos(as) servidores(as) da Justiça Eleitoral. A iniciativa, que contou com etapas de configuração e migração de informações, representou um passo importante na transformação digital do Poder Judiciário.
Desenvolvido e cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a ferramenta substitui os prontuários em papel por registros eletrônicos centralizados e seguros. A estrutura oferece à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), à Coordenadoria de Assistência à Saúde (COASA) e à Seção de Atenção à Saúde (SEDAS) do TRE-BA controle de acesso restrito, armazenamento digital e reduz os riscos de perda ou uso indevido de informações médicas.
De acordo com Glória Tourinho, secretária da SGP, a utilização do prontuário digital, disponível no SaúdeJus, reflete o compromisso da administração com a modernização dos serviços e com o zelo do corpo de trabalho do Eleitoral. “O Tribunal dá um passo histórico na gestão da saúde dos(as) servidores(as), unindo tecnologia ao serviço do cuidado”, comentou.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação e responsável pela instalação da estrutura digital no Regional baiano, André Cavalcante, a iniciativa “alinha-se às diretrizes de transformação digital do poder judiciário, modernizando a gestão da saúde ocupacional no âmbito do TRE-BA”.
Principais benefícios
O SaúdeJus também permite acesso rápido ao histórico de saúde, facilita diagnósticos integrados entre médicos e dentistas e automatiza processos como agendamento de consultas, registro de atendimentos, envio de atestados e emissão de relatórios.
Padronização de fluxos de trabalho e relatórios, a redução de custos com papel e armazenamento físico e o fortalecimento das políticas de responsabilidade ambiental estão entre os benefícios desse sistema, que possibilita ainda o acompanhamento estatístico dos atendimentos e indicadores de saúde ocupacional, fornecendo dados para ações preventivas e para o planejamento de políticas de qualidade de vida no trabalho.
O SaúdeJus ficará em uso interno da COASA para a realização de testes e configurações, sendo liberado para usuário externo a partir de Janeiro/2026.
Pra todos verem: A imagem mostra uma prancheta ilustrada em 3D, com uma folha branca e um estetoscópio pendurado em volta dela. No centro da folha, há um coração vermelho com uma linha de batimentos em amarelo. A prancheta está sobre um fundo em tons de verde, bege e azul, com pequenos elementos decorativos em forma de estrelas coloridas. No canto inferior direito, aparece o logotipo do TRE-BA acompanhado do texto “Justiça, Cidadania e Serviço”.

