TRE-BA participa do 57º Encontro Nacional de Corregedoras(es) Eleitorais
Evento aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Boa Vista - Roraima, e contou com a participação de corregedores(as), juízes(as) e servidores(as) da Justiça Eleitoral

Servidores(as) da Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE/TRE-BA) participaram do 57º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores Eleitorais (CCORELB), realizado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Boa Vista, capital de Roraima. O encontro debateu avanços, desafios e soluções voltadas ao aprimoramento das atividades da Justiça Eleitoral.
A CRE do Regional baiano foi representada pela secretária da Corregedoria, Márcia Pereira Lopes, pelo titular da Coordenadoria de Assuntos Jurídicos e Correcionais (COAJUC), Arnaldo Santana Neves Sobrinho e pela chefe substituta da Coordenadoria de Supervisão do Cadastro e Orientação às Zonas Eleitorais (COSCAD), Dumara Braga Carneiro.
Carta de Boa Vista
Ao final do encontro, foi elaborada e aprovada a Carta de Boa Vista, documento que consolida as decisões e recomendações das Corregedorias para os próximos ciclos de trabalho. Confira as deliberações:
- Reiterar esforços no sentido de promover necessária interlocução com órgãos externos, especialmente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), diante das limitações decorrentes do fechamento do cadastro eleitoral, que antecede às eleições de 2026.
- Reforçar gestões com as Procuradorias Geral da União, Geral da Fazenda Nacional e Geral Eleitoral com vistas a garantir a efetiva execução e cumprimento das decisões judiciais impositivas de multas e outras sanções de natureza pecuniária.
- Externar preocupação na aplicabilidade das alterações advindas da Lei Complementar nº 219/2025, notadamente com o Requerimento de Declaração de Elegibilidade.
- Envidar esforços para ampliar o acesso dos povos indígenas à Justiça Eleitoral, promovendo a participação no planejamento das ações.
- Fomentar iniciativas de implementação de Inteligência Artificial (IA) aplicada às atividades processuais, especialmente ao Processo Judicial Eletrônico da Justiça Eleitoral.
- Ampliar a parceria entre a Justiça Eleitoral e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil-ANOREG, no intuito de garantir a cidadania e o exercício da democracia.
CCORELB
Fundado em 18 de maio de 2000, no Maranhão, o Colégio de Corregedoras e Corregedores Regionais Eleitorais do Brasil é uma associação de âmbito nacional, integrada por desembargadoras(es) que exercem o cargo de Corregedora ou Corregedor nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país, além do Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral.
Entre seus principais objetivos estão: o aperfeiçoamento e a melhoria da prestação jurisdicional da Justiça Eleitoral; o estudo e o aprofundamento dos temas e das questões relacionadas à atividade correicional; o debate de problemas e a proposição de soluções ao Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral e a integração das Corregedorias Eleitorais em todo o território nacional.
Com informações do TRE-RR.
Pra todos verem: A imagem mostra três pessoas posando para uma foto em frente a um painel de evento. O painel traz o texto: “57º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais – Boa Vista – Roraima – Terra de Macunaíma – 29 de outubro a 1º de novembro de 2025”.

