TRE-BA testa urnas eletrônicas no 16º Simulado Nacional de Hardware
Procedimento coordenado pelo TSE ocorre até o dia 08 de outubro

Servidores(as) efetivos(as) e requisitados(as) e estagiários(as) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciaram, na terça-feira (30/9) a participação no 16º Simulado Nacional de Hardware. O procedimento, que testa o funcionamento das urnas eletrônicas, ocorreu na sede do Eleitoral baiano, no CAB, e em todos os TREs do país simultaneamente.
Coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a atividade segue acontecendo até o dia 08 de outubro. Ela consiste em uma votação simulada nos equipamentos. Cada pessoa realiza três votos em cada aparelho. O teste também avalia o desempenho, a estabilidade e a conformidade técnica das urnas eletrônicas. Caso seja identificada alguma falha, soluções são adotadas antes das eleições de 2026, garantindo segurança e transparência no pleito.
Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-BA, André Cavalcante, a execução do simulado é importante porque “assegura que tanto o software quanto o hardware (parte física do equipamento) estejam funcionando perfeitamente para que se tenham eleições tranquilas no próximo ano, assim ocorreu em outros”, afirmou.
Cavalcante explica ainda que a ação é uma oportunidade para testar as urnas com pessoas e digitais diferentes dos técnicos que trabalham no dia a dia com os equipamentos.
Modelos utilizados
No simulado, são testados todos os modelos de urnas eletrônicas disponíveis para utilização - 2013, 2015, 2020 e 2022. No total, são 1.045 equipamentos, o que representa 2,7% do número de dispositivos de votação que serão usados no pleito de 2026.
Pra todos verem: a imagem mostra várias pessoas em pé testando urnas eletrônicas organizadas sobre mesas. Há caixas de papelão empilhadas embaixo das mesas. O ambiente é aberto, com vegetação ao fundo.