Servidor(a) Público(a): do início da jornada a grandes experiências no TRE-BA

Tribunal destaca trajetória de dois colaboradores, representantes de diferentes gerações, como símbolo de reconhecimento e gratidão pela atuação na Justiça Eleitoral

Tribunal destaca trajetória de dois colaboradores, representantes de diferentes gerações, como s...

28 de outubro é o Dia do Servidor(a) Público(a), e, para homenagear aqueles que atuam na promoção da cidadania e no fortalecimento da democracia, garantindo aos(às) brasileiros(as) o direito de eleger os representantes políticos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) destaca a trajetória de dois servidores, representantes de diferentes gerações. 

Um servidor é mais experiente e tem ampla vivência institucional. A outra servidora é jovem e que traz consigo o entusiasmo e novas perspectivas do serviço público eleitoral. Juntos, simbolizam o aprendizado, o compartilhamento de saberes e o compromisso com uma das missões do Regional baiano: garantir a legitimidade do processo eleitoral.

Iniciando a jornada

Ana Clara Pereira Matos (28 anos de idade) é uma das mais recentes servidoras a ingressar no TRE-BA. Foi aprovada no último processo seletivo, o Concurso Público Nacional Unificado, que aconteceu no final de 2024. Tomou posse no Eleitoral baiano em setembro deste ano, mas já atuava no serviço público há quatro anos, na Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Matos não esconde o contentamento por ocupar o novo posto profissional. “O Judiciário sempre brilhou meus olhos, sempre quis fazer parte. Quando surgiu o concurso, não pensei duas vezes, me inscrevi, e, graças a Deus, obtive êxito. Para minha surpresa, fui lotada em minha cidade natal, Irecê” [interior da Bahia], relatou.

Na 95ª Zona Eleitoral, município em questão, a servidora aprende as novas rotinas de trabalho, conhecendo sobre o funcionamento de um cartório eleitoral. “Já deu para perceber que fazemos um pouco de tudo, como se fossemos um ‘mini-tribunal’, que vai desde o atendimento ao eleitor, as partes processual e administrativa, até a gestão dos colaboradores. O ritmo é bem movimentado e essa dinamicidade me agrada bastante,” ressaltou.

Quando questionada sobre as expectativas como funcionária pública recém-ingressa no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, ela demonstra maturidade em plena juventude. “As minhas expectativas são simples, acredito eu. Quero aprender (somos eternos aprendizes), me qualificar como profissional e prestar um bom serviço. Enxergo a oportunidade de trabalhar no Eleitoral como uma missão social importantíssima. Fazer acontecer as eleições envolve muita responsabilidade, mas meu sentimento é de honra e de orgulho por poder contribuir nesse processo. Estou ansiosa pela eleição do ano que vem!”, arrematou Matos.

Experiência e dever cumprido


Servidor público no TRE da Bahia há 45 anos, Estácio Souza Freire, angariou ao longo do caminho não somente uma vasta experiência profissional aos 70 anos de idade, mas também boas relações. O temperamento cordial, a dedicação ao trabalho e a disposição em auxiliar sempre os(as) colegas, o fez conquistar o respeito e a admiração de todos(as). “Se eu puder facilitar as coisas, eu facilito. Prefiro descomplicar a vida”, comentou.

Casado, com filhos e netos, entrou no Tribunal com apenas a visão teórica do papel da instituição. A prática foi construída passo a passo, conforme os anos de atuação. Atualmente, Freire trabalha na gestão de patrimônio do TRE-BA e explica com afeto como é o dia a dia no Eleitoral baiano. “Nossas equipes são responsáveis pela montagem e desmontagem dos ambientes de trabalho. Distribuição de mesas, cadeiras, telefones, entrega dos equipamentos de informática, na capital e no interior do estado”.

O servidor já foi chefe de arquivo, do setor de transportes e de dois cartórios eleitorais da capital baiana (17ª e 19ª Zonas Eleitorais). Com vasta experiência, sendo um dos funcionários públicos mais antigos do Regional, ele presenciou um momento marcante na história da instituição e do país - a automação das eleições, com a substituição da urna de lona pela eletrônica. “Foi um marco, uma mudança espetacular. O avanço tecnológico possibilitou que o processo eleitoral ficasse mais ágil e mais seguro”, afirmou com satisfação. 

As atividades no Tribunal ocupam grande parte da agenda de Estácio Souza Freire, que já poderia estar aposentado, mas ainda demonstra muita disposição para trabalhar. “Completarei 71 anos no próximo ano e devo sair do TRE-BA pela [aposentadoria] compulsória. Mas, por mim, ficaria um pouco mais”, disse aos risos.

Nos planos futuros estão programadas a realização de viagens em família e o estreitamento dos laços com o violão, amigo de longas datas (desde a juventude). Uma curiosidade sobre Freire é que ele é músico e autor de quase 500 composições.

Dia do Servidor Público

A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1939, com a criação de leis que definiam direitos e deveres dos funcionários públicos (Decreto Lei  nº 1.713/39).  

DS

Pra todos verem: no centro da ilustração, dois homens e duas mulheres, com peles claras e escuras, em trajes formais. Do lado esquerdo do card, um crachá azul com a inscrição ”servidor público”. No canto à esquerda, o logotipo do TRE-BA com a frase “Justiça, Cidadania e Serviço”.

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Protocolo e demais unidades da Secretaria e os Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido