TRE-BA entrega Fórum Eleitoral totalmente reformado à população de Ipirá e Pintadas
Cerimônia de reinauguração contou com a presença de diversas autoridades políticas e da Justiça Eleitoral baiana

Nesta quinta-feira (16/10), a cidade de Ipirá, localizada a cerca de 200 km de Salvador,
recebeu diversas autoridades públicas na cerimônia de reinauguração do Fórum Eleitoral Carlota de Queiroz. Sede da 62ª Zona Eleitoral (ZE), a estrutura passou por melhorias estruturais, promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que aprimoraram o atendimento aos(às) eleitores(as) dos municípios de Ipirá e Pintadas.
Clique e confira as fotos do evento: Inauguração do fórum de Ipirá
O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, afirmou durante o discurso que o investimento na reforma reflete o comprometimento da gestão do Tribunal em fortalecer pilares estratégicos da Justiça Eleitoral, garantindo ambientes de trabalho aprimorados e valorizando o corpo funcional que trabalha diariamente com o fortalecimento do processo democrático.
“A partir desta solenidade, Ipirá passa a contar com um Fórum Eleitoral preparado para atender as pessoas com dignidade, eficiência e humanidade. Assim, continuamos refletindo o esforço do TRE da Bahia em estar sempre próximo à sociedade, evidenciando, de forma contínua, esforços para entregar um trabalho de qualidade”, pontuou o magistrado sobre a nova estrutura da Justiça Eleitoral, que assegura o nível de excelência no atendimento à população.
Confira o discurso na íntegra: 26.09_TRE-BA_Discurso_presidente.docx
Espaço de consolidação da democracia
A juíza eleitoral, Carla Santa Bárbara Vitório, responsável pela 62ª ZE nos últimos dois anos, destacou que o espaço agora reflete as necessidades de todos(as) aqueles(as) que buscam a Justiça Eleitoral. “Que este seja um lugar onde a cidadania se consolide e a democracia prevaleça. Um campo aberto para receber desde o adolescente de 16 anos que vai tirar seu primeiro título até o candidato que será diplomado, carregando consigo a esperança de toda a população. Então, que este espaço sirva à população, ao povo e, sobretudo, à democracia”, salientou.
A 62ª Zona Eleitoral registra 56.066 eleitores aptos a votar nas eleições de 2026. Desse total, 94,64% (53.060) já possuem a biometria cadastrada, conforme dados divulgados em 1º de outubro de 2025 pelo Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Melhorias implementadas
As dependências do Fórum de Ipirá contam agora com mais acessibilidade a partir da implantação de rampas de acesso, piso e sinalização táteis, sanitários adaptados e vagas reservadas. A atualização do sistema de detecção e alarme garante segurança contra incêndios. Foi reforçada também a segurança patrimonial com a substituição de grades e instalação de concertina (cerca) em todo o prédio.
A reforma ainda aplicou novo layout, climatização eficiente, iluminação em LED, impermeabilização na cobertura, além de melhorias elétricas. Foram modernizadas as infraestruturas de tecnologia da informação, telefonia e vigilância eletrônica. Com foco na sustentabilidade, foram instalados sistemas de economia de água, pisos drenantes e uso de materiais de alta durabilidade.
Demais autoridades na cerimônia
Compuseram a mesa de autoridades na solenidade o vice-presidente e corregedor do TRE-BA, Maurício Kertzman Szporer; a desembargadora eleitoral, Maízia Seal Carvalho; o desembargador eleitoral, Danilo Costa Luiz; o promotor eleitoral da 62ª Zona Eleitoral, Ailson de Almeida Marques; o prefeito de Ipirá, Thiago Oliveira do Vale; o presidente da Câmara Municipal de Ipirá, vereador Benedito de Oliveira Alves; prefeito de Pintadas, Valcyr Almeida Rios, presidente da Câmara Municipal de Pintadas; vereador Jailton Trindade de Jesus, e a secretária-geral Rafaela Moreno Arapiraca Ribeiro, representando a OAB Subseção de Itaberaba.
Pra todos verem: na imagem, seis pessoas participam de uma cerimônia de reinauguração em um ambiente interno. Elas estão posicionadas diante de uma placa comemorativa recém-revelada. Todos sorriem e aplaudem.