TRE-BA participa de palestra sobre sustentabilidade e consequências da emissão de gases de efeito estufa
Atividade integra o Plano Anual de Capacitação (PAC) 2025 e tem como propósito estimular a conscientização institucional sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, alinhando a Justiça Eleitoral às boas práticas socioambientais

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participou, na quarta-feira (15/10), da palestra “Sustentabilidade e as Consequências da Emissão de Gases de Efeito Estufa”. A atividade, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi realizada de forma virtual, por meio da Plataforma Teams, e teve como propósito estimular a conscientização institucional sobre o ecossistema e mudanças climáticas, alinhando a Justiça Eleitoral às boas práticas socioambientais e aos compromissos globais de redução desses gases.
Ministrado por Sérgio Margulis - economista e professor especialista em meio ambiente -, o evento reuniu mais de 430 servidoras e servidores da Justiça Eleitoral de todo o país e integrou o Plano Anual de Capacitação (PAC) 2025.
Durante a apresentação, o doutor Margulis destacou a importância da responsabilidade individual e coletiva na mitigação dos impactos ambientais. “A ideia aqui é provocar uma reflexão: como é que cada um de nós faz parte disso? Querendo ou não, todos nós precisamos ter consciência do problema”, afirmou o palestrante.
O encontro mostrou os impactos ambientais, sociais e econômicos da emissão de gases de efeito estufa e demonstrou como pequenas atitudes tanto individuais (reduzir o consumo de energia, reutilizar e reciclar materiais e usar transporte público) quanto institucionais (implementar políticas públicas eficazes, adotar práticas de negócios sustentáveis e investir em energias renováveis) podem colaborar para melhorar a qualidade de vida do planeta.
Sobre o palestrante
Sérgio Margulis é economista ambiental com reconhecimento nacional e internacional, doutor em Economia Ambiental pelo Imperial College London. Atuou como economista sênior do Banco Mundial por mais de 20 anos e ocupou cargos estratégicos no setor público brasileiro, como o de secretário de Desenvolvimento Sustentável e o de presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA). É autor de diversas publicações sobre mudanças climáticas, incluindo o livro “Mudanças do Clima: tudo o que você queria e não queria saber”.
Pra todos verem: imagem mostra o planeta Terra, em tons de azul e verde, envolto por nuvens cinzas com a inscrição “CO₂”. Do lado direito, duas folhas verdes simbolizam a sustentabilidade. No canto superior direito, aparece o logotipo do TRE-BA acompanhado do texto “Justiça, Cidadania e Serviço”. O fundo da imagem combina faixas nas cores creme, azul e verde.

