TRE-BA ressalta importância da biometria e informa locais onde realizar procedimento
Serviço pode ser feito na Central de Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal, nos cartórios eleitorais, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), entre outros locais

Com a aproximação das Eleições Gerais 2026, o recadastramento biométrico torna-se um dos assuntos principais entre os(as) eleitores(as). Nesse contexto, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reforça a importância do serviço, que pode ser feito na Central de Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal, em Salvador, nos cartórios eleitorais e postos de atendimento, tanto na capital quanto interior do estado, e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que tenha unidade da Justiça Eleitoral.
De acordo com o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até outubro deste ano, 11.071.259 baianos(as) estão aptos a votar. Desse total, 10.401.197 (93,95% do eleitorado geral) fizeram o cadastro biométrico e 670.062 (6,05% do eleitorado geral) ainda não realizaram o procedimento.
A biometria reforça a segurança e a transparência do processo eleitoral, garantindo a identificação da eleitora e do eleitor. A data limite para a realização do cadastro biométrico é 6 de maio de 2026. Após esse período, o cadastro eleitoral estará fechado para preparação das eleições gerais.
Cadastramento biométrico
Para realizar a coleta biométrica, o(a) eleitor(a) deve comparecer aos postos de atendimento com um documento oficial com foto e comprovante de residência. O cadastro consiste em coleta das digitais, assinatura e fotografia da pessoa atendida.
Acessando o site do TRE-BA ou o aplicativo e-Título, é possível verificar se o cadastramento biométrico está ativo.
Dispensa em alguns casos
A biometria pode ser dispensada em solicitações de revisão e transferência, desde que a pessoa já esteja digitalmente identificada e que a última coleta atenda aos requisitos de qualidade e tenha sido feita há menos de dez anos.
Atendimento ao público
A Central de Atendimento ao Público (CAP), localizada na sede do Regional, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para realização de diversos serviços, entre eles, a coleta biométrica. Outra forma de cadastrar a biometria é por meio das ações itinerantes do projeto “TRE em Todo Lugar”, que acontecem em Salvador e em todo o interior da Bahia.
Nas redes do SAC, a Justiça eleitoral está presente nas seguintes unidades fazendo esse atendimento:
Pra todos verem:a imagem mostra uma mulher sentada em frente ao atendente, realizando o seu registro biométrico. Ela tem a mão segurada pelo atendente e posicionada no dispositivo para a leitura das digitais.