TRE-BA promove treinamento sobre práticas em Intranets e Redes Sociais Corporativas
O workshop aconteceu no Regional durante os dias 1 e 2 de dezembro

A Comissão Gestora da Internet e da Intranet (COMINT), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em parceria com a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE/SGP), organizou o workshop ‘Melhores práticas em intranets – e o novo mundo das redes sociais’, com o objetivo de conhecer intranets de sucesso e as redes sociais corporativas, para subsidiar projeto de uma nova intranet para o Regional.
Confira vídeo sobre o workshop
O seminário contou com a participação de servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação, Assessoria Jurídica do Tribunal, Coordenadoria de Eleições, Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão, Assessoria de Comunicação do TRE, Zonas Eleitorais, membros da Comissão dos Servidores do Interior e da Comissão Gestora da Internet e Intranet do Tribunal.
Conteúdo do curso
As discussões levaram os participantes a refletir sobre questões como: as redes sociais corporativas vieram substituir as intranets ou vão complementá-las? Quais as diferenças entre as redes sociais corporativas e plataformas como o Facebook? Se elas oferecem uma abordagem diferente, o projeto de criação e manutenção também é diverso, em relação ao que já se faz para construir e manter intranets?
A explanação coube ao Instituto Intranet Portal, com sede em São Paulo, que tratou sobre a evolução das intranets, iniciando-se por um repositório de documentos, passando pelos portais horizontais, culminando nas redes sociais corporativas. O foco de uma rede social corporativa é a colaboração e integração entre as pessoas, e os portais horizontais trazem uma concepção mais equilibrada entre uma rede social e uma organização que necessita também disponibilizar informações corporativas.
Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de realizar atividade prática na qual foram dados os primeiros passos para a construção de uma nova intranet no Tribunal.
VB