Eleições 2014: Eleitores podem regularizar pendências com a Justiça Eleitoral

O atendimento pode ser realizado na sede do Regional, nos postos do SAC, no Núcleo de Atendimento Jurídico (NAJ) ou nos Cartórios Eleitorais no interior do Estado

Imagem da Central de atendimento ao público do TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia está se preparando para as Eleições deste ano, mas os eleitores também necessitam estar preparados para votar. O cidadão que tem algum tipo de pendência com a Justiça Eleitoral ou ainda não fez o título de eleitor, deve procurar um dos postos de atendimento do TRE-BA para regularizar a sua situação. Estar em dia com a Justiça Eleitoral é fundamental para que o eleitor possa exercer a sua cidadania.

Serviços como alistamento eleitoral (obrigatório a partir dos 18 anos e facultativo aos maiores de 70 anos, e com idade entre 16 e 18 anos), transferência de município ou local de votação, alteração de dados cadastrais entre outros serviços, são oferecidos pelo TRE.  O eleitor poderá regularizar sua situação até o dia 7 de maio, 151 dias antes das Eleições em outubro. Após esse período só será feita a emissão de segunda via do título e o fornecimento da certidão de quitação (eleitores que não estiverem quites terão que comparecer ao TRE).

  

Eleitor não regularizado

O eleitor que não estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral não poderá obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público ou tomar posse no respectivo cargo; conseguir empréstimos em autarquias, sociedade de economia mista, institutos da previdência social; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros benefícios.

 

Locais para atendimento eleitoral                                                                     

- Central de Atendimento ao Público – CAP (prédio anexo ao edifício-sede do TRE, 1ª Avenida do Centro Administrativo, na Paralela)

- SAC Barra (Shopping Barra)

- SAC Cajazeiras (Rua Estrada do Coqueiro Grande s/n - Fazenda Grande III)

- SAC Comércio (Instituto do Cacau)

- SAC Iguatemi (Shopping Iguatemi)

- SAC Periperi (Shopping Periperi)

- Cartórios Eleitorais do interior: veja a lista de contatos aqui

- Núcleo de Atendimento Jurídico – NAJ (Shopping Baixa dos Sapateiros)

 

Documentos necessários

Alistamento eleitoral (1ª via): Carteira de Identidade (RG) e, para homens entre 18 e 45 anos, a Certidão de Alistamento Militar (CAM) ou a carteira de reservista. Para a 2ª via do título de eleitor, transferência de município ou zona eleitoral, e para alteração de dados cadastrais, somente é necessário a apresentação do original da Carteira de Identidade (RG). Em algumas Zonas Eleitorais do interior é necessária a apresentação do comprovante de residência.

  

Biometria 2014

Nos municípios onde está sendo realizado o recadastramento biométrico do eleitorado o comparecimento ao cartório é obrigatório. O eleitor que não regularizar sua situação terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições de 2014. O recadastramento biométrico na Bahia está acontecendo em 18 municípios no interior do estado (veja a lista).

 

MC

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido