Relatos, imagens, histórias reais debatem os 50 anos da ditadura militar no Brasil

TRE-BA promove retrospectiva documental sobre o golpe civil-militar e a ditadura deflagrada em 1964 no País

TRE-BA promove retrospectiva documental sobre o golpe civil-militar e a ditadura deflagrada em 1...

De 17 a 20 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) abre espaço para debater um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil: o golpe civil-militar de 1964. A iniciativa, idealizada pela Seção de Biblioteca, Informação e Memória (SEBLIM/COGED) do Regional, propõe revisitar o drama histórico através de memórias vivas (textos, sons, imagens), estimulando a reflexão, o aprofundamento na questão. Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob regime militar que se caracterizou pela restrição à liberdade.  Líderes estudantis e políticos de esquerda foram torturados, tiveram que fugir do país ou até desapareceram, mortos pela repressão. Época de censura e desrespeito aos direitos civis.

A programação do evento é diversificada. Durante todo período, o público terá acesso à exposição fotográfica Imagens de uma Bahia Militarizada , no hall do auditório do Tribunal. Nos dias 17, 18 e 19/11 será exibido o documentário O Dia que Durou 21 Anos , em sessão única, às 16 horas, no Memorial da Instituição. O encerramento do evento será com chave de ouro. No dia 20/11, a realidade política brasileira de 50 anos atrás será discutida em mesa redonda pelos professores Cristina Luna (UNEB), Lucileide Cardoso (UFBA) e Renato Luis do Couto Neto e Lemos (UFRJ). Ditadura, processo eleitoral, democracia serão alguns dos tópicos e, ao final, o debate será enriquecido com depoimentos de pessoas que vivenciaram o regime militar.

O presidente do TRE-BA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, dará início aos trabalhos no dia 20, a partir das 13h30, no auditório do Regional. A mesa redonda formada pelos docentes tem como tema central A Ditadura Militar: seus feitos e efeitos ; e a mesa de testemunhos tratará Sobre a Marca da Dor. Por que falar? , contando, ainda, com a participação de opositores da ditadura militar.

Documentário (sinopse)

O Dia que Durou 21 anos : aborda a influência do governo dos Estados Unidos no golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura no País contou com a ativa participação de agências americanas como a CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do Marechal Humberto Castelo Branco.

Veja detalhes da programação

DP

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido