Em nova etapa, Corregedoria do TRE-BA inspeciona Zonas Eleitorais de Salvador
Na última quarta-feira (22/7), a equipe do órgão responsável pela fiscalização esteve presente na 1º Zona Eleitoral, localizada na sede do Tribunal, no Centro Administrativo da Bahia

Após inspecionar mais de 40 Zonas Eleitorais (ZEs) no interior do Estado entre os meses de agosto de 2014 e abril deste ano, uma equipe da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia inicia as atividades de fiscalização dos Cartórios Eleitorais sediados na Capital baiana. Hoje (28/7), o Corregedor do órgão, acompanhado de outros dois servidores, inspecionará a 3ª ZE, localizada na própria sede do TRE-BA; na quinta-feira será a vez da 4ª ZE. O primeiro local a ser inspecionado a partir desse novo cronograma foi a 1ª ZE, na última quarta-feira (22).
Além de orientar os servidores quanto aos procedimentos, diagnosticar as condições físicas, funcionais e operacionais dos cartórios e sanar eventuais irregularidades, as medidas, que são de caráter preventivo, verificam a regularidade dos serviços eleitorais oferecidos ao público. Ademais, o procedimento correcional objetiva buscar o apoio de juízes e servidores visando a uma maior celeridade na tramitação dos processos que estão incluídos nas metas do Conselho Nacional de Justiça.
Ainda de acordo com a Corregedoria do Regional, a intenção é concluir as inspeções nas 20 Zonas Eleitorais de Salvador até o mês de novembro, uma média de 4 ZEs por mês. As atividades contam com o apoio do Diretor-Geral e do Presidente da Corte, Desembargador Lourival Almeida Trindade. “Como consequência, esse trabalho em conjunto também irá melhorar o atendimento aos advogados e partidos”, afirma o Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, Corregedor do TRE-BA.
VG