Simpósio: painéis sobre Reforma Política e Financiamento de campanhas levam público à reflexão

Palestrantes “provocaram” os presentes, os levando a refletirem sobre temas polêmicos na área eleitoral

Dois painéis, realizados durante à tarde do primeiro dia do I Simpósio de Direito Eleitoral da EJE/BA levaram o público à reflexão. Os temas tratados foram “Reforma Política no Brasil – Limites e possibilidades” e “Financiamento de campanhas eleitorais e combate à corrupção”. 

O primeiro painel teve como palestrante os doutores Daniel Castro da Costa, Jaime Barreiros Neto, Rafael Patracioli, Ademir Ismerim e Paulo Fábio Dantas Neto, que debateram sobre a Reforma Política no Brasil. 

“Reforma política, talvez, seja o tema mais presente que nós temos na ciência política, e tal fato decorre de uma simples constatação: a democracia é um processo em constante amadurecimento”, afirmou o doutor em Direito Eleitoral, Jaime Barreiros Neto. 

Em seguida, foi realizado o painel sobre “Financiamento de campanhas eleitorais e combate à corrupção”, que teve como palestrantes os doutores Ana Claudia Santano, Fernanda Ravazzano, Saulo Casali Bahia e Vladimir Aras. 

Sobre o simpósio 

O I Simpósio de Direito Eleitoral tem como principal objetivo debater temas referentes ao processo eleitoral, e levar à reflexão sobre assuntos que envolvem a esfera política. 

Pela manhã, foram realizados debates sobre “Democracia maximalista e soberania popular” e “Abuso de Poder nas eleições: Meios de combate”, este último explanado pelo ex-ministro do TSE Henrique Neves, homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma. 

TS

ícone mapa

Endereço do tribunal:
1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil
CNPJ: 05.967.350/0001-45

Ícone Protocolo Administrativo

Meios de contato:
- Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094

- Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7073 / 3373-7074 | E-mail: protocolo@tre-ba.jus.br

- Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7295/7236/7256 | unidade responsável: zona006@tre-ba.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento:
- Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital - Segunda a sexta-feira - 8h às 13h

- Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios - Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido