EJE-BA dá início às atividades do Grupo de Pesquisa Mulheres e Cidadania
Aula inaugural aconteceu na quarta-feira (20/8) e foi marcada pelo acolhimento às pesquisadoras e pesquisadores, além da apresentação da metodologia e temática

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) realizou, na tarde de quarta-feira (20/8), a aula inaugural do Grupo de Pesquisa Mulheres e Cidadania. O encontro aconteceu em formato on line, por videoconferência, e teve a abertura efetuada pelo diretor da EJE-BA, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho. A primeira reunião foi marcada pela recepção às pesquisadoras e pesquisadores, além da apresentação da metodologia e temas propostos.
Para o diretor da EJE, o grupo de pesquisa reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a democracia e a participação feminina na política. “Nossa Escola e o Tribunal Eleitoral têm feito um esforço conjunto para enfrentar a questão da violência política contra a mulher e promover a participação feminina na política. Esse grupo de pesquisa é mais uma iniciativa que caminha nesse sentido. Desejo que sejam dias proveitosos de trabalho e que, ao final, possamos contribuir de alguma forma para modificar essa triste realidade em nosso país”, disse o diretor da EJE-BA.
A iniciativa da EJE está alinhada aos esforços institucionais, uma vez que, no mesmo dia, a pauta também estava sendo debatida em Brasília, em reunião do Presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, com a presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia.
Condução e construção coletiva
A reunião foi conduzida pela professora Salete Maria, líder do grupo de pesquisa, doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia. “Fiquei muito lisonjeada com o convite, temos realmente um desafio grande em nosso país que é tentar encontrar mecanismos para superar esse déficit democrático de raça, gênero e suas interseccionalidades, no que tange à participação política das mulheres”, afirmou.
Sobre a condução das atividades, a professora explicou que, por ser um grupo eclético de pesquisadores(as), a sugestão foi construir uma proposta de trabalho com dinâmica acolhedora e de caráter colaborativo.
Dinâmica da pesquisa
Os encontros do Grupo de Pesquisa Mulheres e Cidadania ocorrerão uma vez ao mês, sempre no formato on line, até março de 2026. O objetivo geral é fomentar a discussão e a reflexão acerca das teorias feministas de representação política, dos estudos de gênero, do sufrágio feminino, da sub-representação da mulher na política, do papel dos partidos políticos na representação feminina, do financiamento político de campanhas femininas, dos mandatos coletivos e das políticas públicas de mulheres eleitas, entre outros tópicos.
FS
Pra todos verem: A imagem mostra uma videoconferência com nove pessoas distribuídas em uma grade de três linhas e três colunas. Cada participante aparece em seu respectivo quadrado, com nome exibido na parte inferior da tela.