Mentes Literárias: Presidente do TRE-BA participa de projeto de ressocialização no Conjunto Penal Masculino de Salvador
As atividades, com foco na promoção do acesso à leitura no sistema prisional, foram realizadas na manhã desta segunda-feira (7), no bairro da Mata Escura; iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, participou, na manhã desta segunda-feira (07/07), do projeto “Mentes Literárias: da Magia dos Livros à Arte da Escrita". A ação, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), busca ampliar o acesso aos livros, à escrita e à cultura para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional.
O evento aconteceu no Conjunto Penal Masculino de Salvador, no bairro da Mata Escura e contou com o lançamento do livro ‘Pega a Visão’, obra sobre machismo estrutural escrita pelos reeducandos do conjunto penal; além de outras atividades culturais e educativas, com foco no estímulo à leitura e na promoção da dignidade por meio da educação.
O “Mentes Literárias” integra o Programa Fazendo Justiça, do CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e incentiva a remição de pena por meio da leitura e da escrita como prática social educativa no sistema prisional. Na Bahia, quem lidera o trabalho é o Conselheiro do CNJ e Desembargador do TJBA, José Rotondano. O magistrado supervisiona o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com informações do CNJ e do TJ-BA
Pra todos verem: 12 pessoas uma ao lado da outra entre homens e mulheres e ao fundo um painel com o nome do evento “Mentes Literárias”