300 servidores das zonas eleitorais participam de treinamento do INFODIP
Webinário abordou rotinas e procedimentos operacionais do Sistema de Óbitos e Direitos Políticos

300 servidores(as) lotados(as) nas zonas eleitorais da capital e do interior da Bahia participaram, de forma virtual, do webinário sobre o uso do Sistema de Óbitos e Direitos Políticos (INFODIP), realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em parceria com a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-BA) e a Coordenadoria de Supervisão do Cadastro Eleitoral e Orientação às Zonas Eleitorais (COSCAD) no dia 27 de agosto. O objetivo da capacitação foi atualizar os(as) participantes a respeito das funcionalidades e procedimentos operacionais do sistema.
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados ao registro e processamento de informações de óbitos, bem como impactos desses dados no exercício dos direitos políticos. O webinário também possibilitou a troca de experiências entre os integrantes e esclarecimento de dúvidas sobre rotinas fundamentais para o correto manuseio da ferramenta.
Maria Carolina Medrado, palestrante do evento e chefe de cartório da Zona 055ª (Morro do Chapéu), destacou que o INFODIP modernizou a gestão do cadastro eleitoral ao centralizar informações sobre óbitos, condenações e outras situações que impactam os direitos políticos. “O uso correto do sistema é fundamental para garantir a precisão dos dados, agilizar o atendimento nos cartórios e assegurar o registro correto da situação de cada eleitor”, explicou.
Antigamente, as comunicações eram feitas fisicamente, o que tornava o processo mais lento e sujeito a falhas. Com a metodologia do Sistema de Óbitos e Direitos Políticos, garante-se que apenas informações precisas sejam processadas , além de otimizar o trabalho das servidoras e dos servidores.
Para Jane Laryssa Portela, lotada na 120ª Zona (Valente), é de suma importância a constante atualização do INFODIP e o suporte da corregedoria, pois permite “o aprimoramento das rotinas diárias, facilitando a conferência das comunicações e garantindo maior qualidade nas atividades”, comentou.
Pra todos verem: card do evento com o nome central “INFODIP” e logo abaixo “Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos”, resoluções do TRE-BA, TSE e CRE-BA. Ao lado esquerdo, aparece a logo da Corregedoria do TRE-BA.