TRE-BA em Todo Lugar: ciclo de atividades é encerrado neste sábado (30/8) em Serrolândia
O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, esteve presente no encerramento

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) encerrou, neste sábado (30/8), a programação de ações itinerantes em Serrolândia, pertencente à 46ª Zona Eleitoral. Na ocasião, foram realizados atendimentos do projeto TRE em Todo Lugar, iniciado na sexta-feira (29/8), no auditório da Secretaria de Assistência Social (Praça Antônio Carlos Magalhães, s/n) do município. O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, esteve presente no encerramento.
Serrolândia não é sede de zona eleitoral e os eleitores precisam se deslocar até Jacobina para realizar procedimentos. Para o presidente do órgão, a interiorização do atendimento é essencial. “Aproximar os serviços da Justiça Eleitoral de locais de difícil acesso é nosso dever, para que o eleitor possa se alistar, regularizar seu título e exercer plenamente seus direitos nas eleições”, afirmou.
Entre os atendidos, esteve Selma Rosa da Silva, 56 anos, moradora do povoado do Roçadinho, a 15 minutos de Serrolândia, que aproveitou a oportunidade para solicitar atualização dos dados pessoais no cadastro. “Por ser final de semana, pensei que o atendimento seria demorado, mas, pelo contrário, foi bem ágil. Aproveitei que o TRE está na cidade e resolvi minhas pendências”.
Já Adriel Nascimento Laranjeiras, de 18 anos, buscou o atendimento para tirar o primeiro título de eleitor. “Já estava com tudo em mãos e, quando soube que o TRE viria a Serrolândia, aproveitei. Considero esse atendimento de extrema importância, porque facilita a vida de quem teria que viajar para Jacobina. Foi rápido, ágil e de ótima qualidade”, destacou.
Também participaram do encerramento o desembargador eleitoral Pedro Rogério Castro Godinho; a secretária-geral da Presidência (SGPRE), Maria do Socorro Carvalho; o prefeito de Serrolândia, Gildo Mota Bispo; os vereadores Wilson Pacheco e Maria das Graças; o secretário de Saúde, Wellington Rosário; o secretário de Transporte, Esmeraldo Pereira; a secretária de Educação, Adriana Paixão; e o secretário de Assistência Social, Dhonatas Almeida.
Veja aqui as fotos do encerramento
Ciclo de atividades
O presidente do TRE-BA avaliou positivamente o ciclo de ações de cidadania, que contemplou os municípios de Jacobina, Serrolândia e Mundo Novo, entre os dias 28 e 30 de agosto. “Encerramos este ciclo com alegria e satisfação, aproximando a Justiça Eleitoral de servidores (as), magistrados (as) e, principalmente, do (a) eleitor (a)”, ressaltou.
As atividades tiveram início em Jacobina (28/8), onde estudantes do ensino médio participaram do projeto #PartiuMudar, de conscientização política, enquanto servidores do interior receberam capacitação por meio do projeto Cidadania em Todo Lugar, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA).
No dia 29/8, em Mundo Novo (sede da 54ª Zona Eleitoral), estudantes da Escola Técnica Família Agrícola Divina Pastora foram contemplados com o projeto Todas as Vozes, voltado a comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.
Ainda no dia 29/8, ocorreu a reinauguração do Fórum Eleitoral Edgard Lima, em Jacobina, sede das 46ª e 167ª Zonas Eleitorais.
Pra todos verem: Na imagem, oito pessoas estão lado a lado, posando para a foto em um ambiente interno. Todas sorriem e olham para a câmera. Entre elas estão homens e mulheres, alguns vestidos de forma social, outros com roupas mais casuais. Ao fundo, é possível ver cadeiras e um painel na parede.